| Foto: Jesiel Braga/PMM
A Prefeitura de Macapá, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Igualdade, promoveu ação de saúde para os assistidos do equipamento e população abrangente. A programação aconteceu na última quarta-feira (13), no prédio do CRAS, localizado no bairro Marabaixo III, Zona Oeste da cidade.
Novembro Azul é uma campanha dedicada à conscientização dos cuidados com a saúde do homem, atuando diretamente na prevenção do câncer de próstata. A fim de alertar sobre os riscos e possíveis sintomas, a iniciativa pretende enfatizar a importância dos exames de rotina, alimentação saudável, exercícios físicos e acompanhamento psicológico.
A programação atendeu os usuários do CRAS e toda comunidade abrangente, e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), que ofertou atendimentos laboratoriais, vacinas, consultas com clínico geral, nutricionista e aferição de pressão arterial. A equipe da Faculdade Estácio esteve à disposição da população, oferecendo massagem e limpeza de pele.
Antônio Maria Ferreira de Souza, de 74 anos, contou que é a primeira vez que visita o CRAS e aproveitou o evento para realizar consultas pendentes.
“Essa ação é boa demais, confesso que conheci o CRAS hoje, mas pretendo voltar. É muito importante a gente se cuidar, às vezes, o que dificulta é a falta de tempo. Como eu vi que teriam esses serviços, não pensei muito e vim logo para cá. Já me consultei com o clínico geral, estou aguardando a vacina e pretendo aproveitar a massagem”.
Antônio Maria Ferreira de Souza, 74 anos | Foto: Semas/PMM
Alexssandro Wallace, coordenador de Saúde do Homem | Foto: Semas/PMM
Alexssandro Wallace, coordenador de Saúde do Homem, enfatizou a importância dos cuidados e alertou a população sobre a prevenção de outras doenças.
“Esses atendimentos estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e todos os homens podem procurar os serviços que necessitam, principalmente a partir dos 50 anos. É importante destacar que não se deve buscar atendimento somente no mês da campanha e sim o ano todo”.
Simone Coelho, coordenadora do CRAS Igualdade, explica que a programação é anual e nesta edição superou as expectativas.
Simone Coelho, coordenadora do CRAS Igualdade | Foto: Semas/PMM
“Neste ano, os homens se fizeram mais presentes, o que surpreendeu a todos nós. Eles buscaram todos os atendimentos disponíveis e aproveitaram cada minuto da ação. Nossa missão foi cumprida e pretendemos intensificar ações voltadas para esse público “.
Aline Silva* – Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social