Em Macapá, decoração sustentável vira fonte de renda com a reutilização pneus

Oficina do projeto despertar foi realizada no CEU das Artes zona norte.

Por Por Mônica Silva e Wellington Diego Barros* - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Artista plástico Ezequiel Amoras ministrou a oficina | Foto: Semtradi/PMM

Decoração sustentável vira fonte de renda com a transformação de pneus em puffs. A aplicação da técnica vem ganhando amplo espaço no mercado e se apresenta como proposta de conscientização ambiental. A ideia chamou a atenção da comunidade da zona norte da capital, durante uma oficina promovida pelo Projeto Despertar, da Prefeitura de Macapá.

Ministrada pelo artista plástico Ezequiel Amoras, a oficina utilizou pneus velhos, papelão, tecidos e grampos na confecção dos puffs decorativos. A qualificação aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), localizado no bairro Infraero II.

O treinamento, que atendeu 12 pequenos empreendedores, faz parte dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi).

A aula prática incentivou a artesã Eliane Gonçalves Vaz, de 47 anos. “Este foi só o início. Quero saber mais. Vou pesquisar na internet e me aprimorar para fazer outras peças e depois vendê-las”, comenta animada.

Para Jacimara Rubia Chagas, de 47 anos, a oportunidade chegou em boa hora. Ela está desempregada há 1 ano e sustenta a família apenas com a venda de comidas e roupas usadas. “Nunca trabalhei com reciclagem de pneus, mas acho que dá para encarar. Vou fazer dessa experiência mais uma fonte de renda”, conta cheia de expectativas.

A técnica de reutilizar pneus também despertou o interesse da Associação de Mulheres Feirantes do Parque dos Buritis. A presidente Lenice de Matos Figueira, de 43 anos, representou a entidade e agora pretende multiplicar o que aprendeu.

“É uma técnica muito fácil e que exige pouco investimento. O lucro é certo! Não tenho dúvidas de que essa oficina irá nos abrir novas oportunidades para aumentar nossa renda”, destaca.

Pequenos empreendedores aprenderam como transformar pneus em pufes de decoração | Foto: Semtradi/PMM

O Projeto Despertar objetiva incentivar o empreendedorismo à população sem acesso às qualificações profissionais, explica a assessora especial da Semtradi, Cirlene Fernandes.

“Esperamos que o treinamento sirva como fonte de renda alternativa para os participantes e também incentive o reaproveitamento e reciclagem de materiais, contribuindo com a preservação do meio ambiente”, comenta.

Nos próximos meses a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação irá estender a ação para outros bairros da capital.