Em Macapá, crianças e adolescentes atendidos em unidades de acolhimento participam de momento de lazer

Dança, atividades recreativas e de esporte, além de distribuição de lanches fizeram parte da programação.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A manhã de atividades esportivas e de lazer aconteceu nesta sexta-feira (15) na AABB| Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Férias, verão e muita alegria marcaram esta sexta-feira (15) para crianças e adolescentes assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) e Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Recomeço (UAiR). O objetivo foi proporcionar momentos de lazer e convivência entre os pacientes.

A programação contou com dança, atividades recreativas e de esporte, além de distribuição de lanche para aproximadamente 30 pessoas. O encontro foi realizado pela Prefeitura de Macapá, em parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

“Esse é um momento de lazer entre pais e filhos, junto com as equipes que atuam nas duas unidades. As ações externas também fazem parte dos cuidados com o público assistido e objetivam trabalhar a interação, através do bem-estar”, explica a diretora do Capsi, Auracilene Rocha.

Para pedagoga Fabíola Miriam Rodrigues, o passeio com neto foi gratificante.

“Pietro tem 4 anos, é autista, acompanhado pelo Capsi há 4 meses. Hoje foi maravilhoso, essa alegria dele é contagiante. Ele tinha medo de entrar na piscina e hoje pediu para tomar banho, isso para mim já é um dia ganho”, disse agradecida.

Pedagoga Fabíola Miriam Rodrigues, com filho Pietro de 4 anos  | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Quem também aproveitou o momento ao lado dos filhos foi a cuidadora Rosinete dos Santos. Para os pequenos, esse foi o primeiro contato com ambiente, motivo para marcar na memória e usufruir ainda mais. Vitor Gabriel de 6 anos é autista e faz acompanhamento pelo Capsi há dois anos.

“Aqui [na AABB] é tudo lindo, estamos encantados, nossa primeira vez em um espaço desse jeito. Para os dois, sem dúvida deve ser um dos momentos mais felizes”, falou, sorridente.

Rosinete dos Santos, ao lado dos filhos, Vitor Gabriel, de 6 anos e Carlos Gabriel, de 10 anos | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Capsi
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), que funciona no Complexo Macapá Criança, bairro Pedrinhas, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Orientações sobre o serviço podem ser solicitadas através do telefone (96) 99970-5100, que também funciona para chamadas via WhatsApp.

UAiR
A Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Recomeço (UAiR), coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é a primeira do segmento em toda a Região Norte e também faz parte do Complexo da Criança. O espaço é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes de 10 a 18 anos incompletos com necessidades decorrentes do uso de drogas.