Em Macapá, comunidade da UBS Congós recebe mutirão de atendimentos odontológicos até 6 de setembro

Serão ofertados os serviços de extração, limpeza, restauração e profilaxia para cerca de 400 pacientes.

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde

Serão ofertados os serviços de extração, limpeza, restauração e profilaxia para cerca de 400 pacientes | Foto: Renato Costa/PMM

A Prefeitura de Macapá iniciou nesta segunda-feira (29), um mutirão de atendimentos odontológicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Congós, na zona norte da cidade. Até o dia 6 de setembro, serão ofertados os serviços de extração, limpeza, restauração e profilaxia para cerca de 400 pacientes.

Os atendimentos estão divididos em duas etapas: de 29 de agosto a 2 de setembro, serão atendidos 100 pessoas através do Odontomovél, de forma agendada. Já nos dias 5 e 6 de setembro, outros 300 pacientes devem ser beneficiados também por meio de agendamento.

A mesma ação já foi realizada na zona norte da capital, na UBS Novo Horizonte. O intuito é atender a demanda odontológica das unidades e facilitar o acesso às consultas, como ressalta a coordenadora das unidades móveis de Saúde Bucal de Macapá, Cássia Klein.

“Essa proposta da coordenação de saúde bucal, junto à Secretaria Municipal de Saúde, é que a gente consiga suprir essas demandas de todas as UBSs que tem aqui, principalmente odontológica, em virtude do tempo que essas pessoas levam as vezes para conseguir essas consultas. A gente quer reduzir esse tempo, facilitar o acesso dessas pessoas, esse é nosso principal objetivo”, destaca.

Umas das pessoas que aproveitou o primeiro dia de serviços foi a estudante do curso técnico de enfermagem, Petra Monteiro, 23 anos, que levou também a filha Bruna Taís, 7 anos, para fazer avalição. Ela destacou que esses mutirões são muitos importantes para a população.

“É bom que abrange mais pessoas porque muita gente tem dificuldade de não conseguir marcar de imediato, por conta de trabalho e de estudo, como é meu caso”, finaliza Petra.

Serviço
O agendamento para atendimento durante o mutirão serão realizados nas manhãs de quinta-feira (1º) e sexta-feira (2), na UBS Congós, localizada na Rua Claudomiro de Moraes, n° 340, bairro Congós. Já os serviços odontológicos de maior grau de complexidade serão encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.

Intuito é atender a demanda odontológica das unidades e facilitar o acesso às consultas | Foto: Renato Costa/PMM