Filhos, familiares e amigos visitaram os cemitérios São José, Nossa Senhora da Conceição e São Francisco, neste domingo, 12, Dia das Mães. Cerca de 60 mil pessoas passaram pelos locais. Muitos levaram flores e velas para fazer homenagens e orações.
Todos os anos, a advogada Vera Lela visita a sepultura da mãe e da avó na data comemorativa. Segundo ela, as homenagens são um reconhecimento do carinho e trabalho das matriarcas. “Hoje, é uma homenagem de respeito, carinho e gratidão. Elas se foram, mas nós devemos ser gratos por tudo que aconteceu, porque a vida de uma mãe é de muitos sacrifícios”, disse emocionada.
O Dia das Mães é considerado a segunda data do ano, depois do Dia de Finados, em que a visita aos cemitérios é maior. “A movimentação na manhã de domingo foi grande. À tarde, também foi intensa”, explicou o secretário de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida.
Sobre a limpeza, a Prefeitura de Macapá começou a preparação para as visitas em março, com capina, roçagem, podas de árvores, varrição e a retirada de entulho acumulado na área interna. Neste domingo, vinte garis e margaridas estiveram nos locais para manter os serviços. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar fizeram a segurança.
Os cemitérios ficam abertos ao público de domingo a domingo, das 8h às 18h.
Assessoria de Comunicação/Semur
Fotos: Gabriel Flores