Em Macapá, Castramóvel ganha reforço na equipe técnica de veterinários

Unidade adicionou dois novos profissionais para o procedimento de castração dos animais beneficiados do programa.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Castramóvel atende cães e gatos gratuitamente | Foto: Renato Costa/PMM

A unidade Castramóvel ganhou reforço na equipe. Duas veterinárias passam a integrar a equipe de atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, reuniu com as profissionais para orientação e apresentação do programa de saúde pública de controle da população animal.

As médicas veterinárias Ingrid Quintela e Miriam Souza, vão atuar na triagem e no procedimento cirúrgico de castração. A equipe tem ainda mais dois médicos veterinários, dois auxiliares, um auxiliar de limpeza e um recepcionista. Os profissionais atendem o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para a nova médica veterinária do departamento, Ingrid Quintela, atuar no serviço público cuidando dos animais contribui para tratativas de prevenção de transtornos na saúde gerada pelo grande quantitativo de animais de rua.

“Atuar na causa animal é muito gratificante, pois o controle dessa população é a garantia de bem-estar para tutores e animais”, diz.

Ingrid Quintela recebeu orientações dos gestores da Semsa | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Censo animal
Para ter acesso ao atendimento é necessário que o tutor do pet preencha os requisitos do Censo Animal disponível no site da Prefeitura de Macapá, assim, em seguida, a equipe entrará em contato para marcação de consulta e data da cirurgia. Entre a documentação necessária, o usuário deve ter em mãos o CPF e o Cartão Nacional de Saúde (CNS), que é emitido no site do Ministério da Saúde. A seleção é realizada com base no Censo Animal.

Castramóvel
Cães e Gatos são atendidos gratuitamente através do Castramóvel, temporariamente estacionado dentro do Canil Municipal, localizado no bairro Fazendinha. O programa busca obter controle populacional de cães e gatos e proporcionar qualidade de vida para esses animais.