Em junho, Prefeitura recolhe 1.427 toneladas de lixo e entulho em Macapá

Material foi retirado de praças, residenciais, canteiros, complexos e balneários.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Zeladoria Urbana recolheu 1.427.00 toneladas de lixo e entulhos em vários bairros da capital | Foto: Mônica Silva/PMM

A Prefeitura de Macapá apresentou mais um balanço das ações de limpeza e manutenção feitas na cidade. Do dia 1° a 27 de junho, foram recolhidas 1.427.00 toneladas de lixo e entulhos em diversos bairros da capital. Nesse período, o município intensificou os serviços de manutenção e limpeza das praças, residenciais, canteiros, complexos e balneários. A medida se deu em função das férias e do início da programação do Macapá Verão 2022.

“O resultado das nossas ações de limpeza durante o mês de junho foi bastante positivo. Conseguimos avançar em alguns locais que devido as chuvas, os serviços ficaram difíceis”, dstaca o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias.

De acordo com o relatório da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, também foram feitos os serviços de capina manual e mecanizada, poda de árvores, varrição, pintura dos meios-fios e a destinação correta do lixo nas praças  da Bandeira, do Poeirão, Pet, Jardim I, Conceição, da Hildemar Maia, do Coração, Floriano Peixoto, Veiga Cabral, do Barão, do Praça do Exército, do Alvorada, do Lago da Vaca e do Novo Horizonte.

Os canteiros das avenidas Feliciano Coelho, Claudomiro de Moraes e rodovia Tancredo Neves receberam os serviços de roçagem, pintura de meio-fio e raspagem. Nos complexos do Araxá, Jandiá, Kurru, Estádio e Estacionamento Zerão, segunda Arena do Zerão, Orlas do Santa Inês e Perpétuo Socorro e vias do Alphaville houve a remoção de lixeiras viciadas, capina e varrição. O planejamento especial também atendeu os residencias, Mucajá, Janary e Açucena.

Os dados mostraram ainda que os serviços nos balneários da capital e do interior começaram desde a primeira semana de junho. Na Fazendinha, Maruanum e Araxá a atividade já foi concluída e nos demais elas acontecem de acordo com o cronograma de ações e devem estar prontos para receber o público até a próxima sexta-feira.

“Sabemos que no mês de julho, a cidade fica mais movimentada por causa das férias e programações do Macapá Verão, por isso intensificamos os serviços de limpeza e manutenção principalmente nos balneários”, concluiu o chefe da Zeladoria Urbana.

Equipe da Zeladoria Urbana em ação de limpeza em um conjunto habitacional de Macapá | Foto: Mônica Silva/PMM

Denúncias
Para garantir a organização urbana e o livre acesso aos espaços públicos, o Disk Denúncia da Zeladoria Urbana recebe reclamações, sugestões e repassa informações através do número (96) 99970-1078.

A ferramenta tem ajudado na identificação de locais com calçadas obstruídas por materiais de construção, expositores de produtos e outros. A medida atende normas do Código de Postura do Município e busca melhorar a acessibilidade das pessoas, além de ordenar o tráfego urbano.

No Disque Denúncia, tanto a identidade do denunciante quando do denunciado são preservadas. Basta enviar mensagem de texto ou por WhatsApp das 8h às 12h e das 14h às 18h.