Em dois dias de vacinação drive-thru, mais de 11 mil portadores de doenças crônicas são imunizados contra gripe

Mais uma vez a população compareceu ao chamado para a vacinação contra a gripe e movimentou os seis pontos de drive-thru montados pela Prefeitura de Macapá. Durante dois dias de vacinação, foram vacinadas 11.060 pessoas portadoras de doenças crônicas na capital, encerrando assim mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação.

Desde o dia 23 de março, a Secretaria de Saúde tem realizado cronogramas de vacinação, de acordo com o recebimento de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Na primeira etapa, foram vacinadas 21.130 idosos; e na segunda, 9.860 profissionais de saúde.

 

“Trabalhamos de acordo com o quantitativo de doses que são enviadas pelo Ministério da Saúde. Infelizmente, não recebemos doses o suficiente para toda população e, diferente de anos anteriores, a procura pela vacina contra a influenza tem sido grande. Prova disso que, com poucos dias de vacinação, conseguimos zerar as doses e atingir a meta de 95% de vacinação de cada público”, explicou a coordenadora de Imunização de Macapá, Jorsette Cantuária.

 

Além dos idosos, trabalhadores da saúde e doentes crônicos, fazem parte do grupo prioritário da campanha as crianças, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

 

“A vacinação dos demais grupos prioritários será realizada de acordo com a entrega de mais doses da vacina. Tão logo o Ministério da Saúde faça novo envio, a Secretaria de Saúde irá montar os cronogramas de vacinação e estratégias para não gerar aglomerações dos usuários”, concluiu o secretário de Saúde, Eldren Lage.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

 

Fotos: Max Renê