Em coletiva, gestores do município esclarecem o aumento no número de atendimentos nas UBS’s e casos confirmados de Covid-19 em Macapá

Fotos: Rui Brandão

Gestores do município de Macapá esclareceram nesta terça-feira, 20, durante coletiva de imprensa e Live, os dados sobre o aumento de atendimentos nas UBS’s e de casos confirmados de Covid-19. De acordo com a Vigilância em Saúde do município, nos últimos dias houve um aumento de 35% nos atendimentos nas unidades vocacionadas ao atendimento Covid-19 e 61% nos casos confirmados de Coronavírus em Macapá. O maior aumento foi registrado na segunda-feira, 19, com 731 atendimentos nas três unidades, sendo que a média era de 350 pessoas por dia.

Os dados técnicos são da Comissão de Estratégia de Apoio à Tomada de Decisão no combate à Covid-19, que é composta por técnicos da Vigilância Epidemiológica do município. Segundo os dados, desde o dia 13 de outubro há um sutil aumento de pacientes atendidos nas unidades Lélio Silva, Álvaro Corrêa e Santa Inês, e, consequentemente, um aumento de casos confirmados.

“Esse número significa que precisamos reforçar as medidas de higiene, do distanciamento social e todas as medidas de prevenção. Não sabemos se será um pico isolado ou temporário, mas precisamos fazer esse alerta do que está acontecendo para a população, e pedir ajuda de todos nesse momento”, destacou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

O dia de maior atendimento até o momento foi registrado na segunda-feira, 19, com 731 nas UBS’s vocacionadas, sendo que o apresentado nos últimos dias era uma média de 350 atendimentos diários. Além disso, também foi registrado um aumento na dispensação de medicamentos. “Por todos esses dados, decidimos que partir de hoje já temos um reforço no atendimento nas unidades Covid, com mais um médico e técnicos. Estamos com as unidades abastecidas e prontas para uma demanda maior da população”, ressaltou a secretária de Saúde, Gisela Cezimbra.

Dentro dos dias analisados, houve um leve crescimento de testes rápidos e casos positivos, respectivamente. O município estava com uma média de 26 casos confirmados diários e na última semana passou para 45 casos diários confirmados após exame.

“Como participantes do comitê, temos que pedir para a população não relaxar nas medidas de higiene e distanciamento, e continuar em casa, evitando aglomeração e exposição desnecessária nas ruas”, recomendou o médico epidemiologista, Dr. Anderson Walter.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação