Em cerimônia, Dr. Furlan homenageia célebre jogador de futebol amapaense e inicia 4º fase de obras do Complexo Glicério Marques 

Monumento celebra a notoriedade da carreira de Bira, jogador regional que inspira até hoje diversos jovens aspirantes do futebol

Por Karla Santos - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Estátua em homenagem a Bira mede 2 metros I Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Nesta quarta-feira (29), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, inaugurou um monumento em homenagem a Ubiratan Silva do Espírito Santo, mais conhecido como Bira, um famoso jogador amapaense que defendeu o Clube do Remo e Sport Club Internacional e que faleceu em setembro de 2020. 

“Bira faz parte da nossa história, da história da nossa cidade e do nosso futebol. No espaço em que está fixada, o monumento poderá ser visto por todos e essa é a nossa intenção, para que assim ele seja sempre lembrado”, comentou o prefeito.

Foto: Adevaldo Cunha/PMM

A estátua mede 2 metros e está fixada dentro do novo Complexo Glicério Marques, no trecho da Leopoldo Machado com a Mendonça Júnior. O monumento foi construído pelo artista plástico J. Márcio.

“Eu busquei me inspirar e trazer os traços do Bira. O monumento retrata exatamente quem o Bira foi: um grande atleta de enorme significância para o nosso estado”, disse o artista. 

Foto: Adevaldo Cunha/PMM

O amapaense Aldo Silva, de 65 anos, ex-futebolista e irmão do homenageado, comentou que a honraria simboliza o reconhecimento de uma vida e carreira muito significativas para ele e para a família que, ao total, gerou 5 homens jogadores de futebol no Amapá.

“Meu irmão segue sendo exemplo de inspiração. Essa homenagem nos deixa muito emocionados. É maravilhoso saber que futuras gerações olharão para o monumento e saberão o grande profissional que o meu irmão foi”, comentou. 

Na oportunidade, Dr. Furlan também assinou a ordem de serviço para a execução da 4º fase de obras do Complexo Glicério Marques. A quarta fase utilizará mais de R$ 1,3  milhão de recurso do Tesouro Municipal e assim como as fases anteriores, os serviços também serão geridos pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob). 

“Nessa fase será revitalizado o prédio administrativo, arquibancada, vestiários e realizada pinturas do muro e alambrado”, detalhou Cássio Cruz, titular da Semob. 

Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Atualização das outras fases da obra 

A primeira etapa está com 95% das obras concluídas. Nela, são executados os serviços de estruturação geral do espaço, como as instalações elétricas, sistema de combate de incêndio, urbanização, drenagem, paisagismo, sistema hidrossanitário e a construção de três reservatórios de água.

Ajustes elétricos dos vestiários, lanchonetes, sanitários e guaritas, os serviços de pintura nessas edificações e as louças sanitárias dos vestiários também estão sendo finalizados. Na Guarita 2, está sendo executada a finalização da laje, alvenaria e sistema de iluminação e a execução dos hidrantes do sistema de combate a incêndios.

Na segunda etapa está sendo construída um bloco de lutas e danças, pista de skate, academia para terceira idade, academia para jovens e adultos e um campo Society. Esta fase se encontra com 69% das obras concluídas, estando com as academias e o campo society finalizados. A pista de skate está na etapa de instalação do piso industrial e execução da fundação, e o bloco de lutas e danças está com serviços hidráulicos e elétricos em fase avançada.

Outra etapa consiste na reforma do campo e instalação de grama sintética. Com 30% das obras concluídas, já foram realizados os serviços de movimentação de terra, aterro e compactação do subleito de solo. A instalação da drenagem do campo já está em fase de finalização