Em alusão ao mês das mães, Prefeitura entrega kits para bebês nos Cras de Macapá

No mês dedicado ao Dia das Mães, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) organizou uma programação de ações especiais que irão ocorrer durante todo o mês de maio. Os eventos são dedicados ao público de gestantes e puérperas que frequentam os Centros de Referência de Assistência Social de Macapá (Cras) que receberam Kits para bebês.

Na última semana, o Cras União, no bairro Perpétuo Socorro, promoveu um encontro entre as gestantes com palestras e dinâmicas sobre a maternidade, além de declamação de poesias. Durante o evento, foram entregues 20 kits para bebês, benefício eventual que vem com banheira, roupas, toalha de banho, fraldas e produtos de higiene infantil.

“É importante que as mães se sintam acolhidas pela equipe dos Cras e criem uma relação permanente com o equipamento. Nós fizemos uma dinâmica emocionante onde elas puderam compreender que são pessoas únicas e essenciais. Ficamos muito felizes em proporcionar um momento de serenidade e muita emoção para elas”, conta a secretária da Semas, Patrícia Ferraz.

As gestantes atendidas pelo Cras Amor levaram para casa 16 kits. No encontro, houve palestra sobre os cuidados com o recém-nascido no pós-parto e diversas homenagens. Antenora Santana, de 34 anos, que está próxima de dar à luz à Ester, conta que o diálogo com as profissionais foi essencial para as mães se conhecerem e compartilharem experiências sobre a gestação.

“Foi muito importante a conversa com as enfermeiras, pois elas nos orientaram sobre assuntos extremamente relevantes da gestação, como o pré-natal e o pós-parto. Também conhecemos umas às outras e pudemos dividir sentimentos e ideias sobre a gravidez. Além de ganharmos o kit bebê, fomos muito bem tratadas pela equipe do Cras”, disse a gestante.

No Cras Esperança, 08 gestantes ganharam o kit bebê na ação. Além das atividades, as mães tiraram dúvidas em uma roda de conversa com enfermeiras da UBS Rosa Moita sobre os diversos assuntos da gestação.

Emenda
O kit bebê é um benefício eventual para gestantes a partir de 08 meses de gravidez ou puérperas com recém-nascidos de até 01 mês de idade. O benefício é fruto da emenda parlamentar da bancada federal exclusiva para o enfrentamento à pandemia, no valor de R$19,1 milhões. Os autores da emenda são os deputados federais Acácio Favacho (Pros), Luiz Carlos (PSDB) e senador Randolfe Rodrigues (Rede).

Vithória Barreto
Secretaria Municipal de Assistência Social