‘Ele vai poder fazer todos os exames que precisa’, diz tutor de pet durante atendimento no Hospital Veterinário de Macapá

Unidade iniciou seu funcionamento nesta segunda-feira (8).

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Professor Luciano Lopes levou seu cachorro Logan para atendimento | Foto: Claudia Leão/Semsa

O Hospital Veterinário de Macapá iniciou os atendimentos públicos nesta segunda-feira (8), ofertando consultas, cirurgia, internação, exames laboratoriais e de imagem e atendimentos de urgência. A unidade foi inaugurada na última sexta-feira (5) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, ao lado do Bioparque da Amazônia.

O primeiro dia de atendimento contou com pacientes como o Logan, um cachorro de 5 anos que estava há alguns dias com dificuldades de locomoção e diminuição do apetite. Após ser examinado, ele ficou internado para avaliação e exames complementares. O seu tutor, o professor Luciano Lopes, 29 anos, soube do início dos atendimentos através dos meios de comunicação.

“Estávamos muito preocupados. O Logan é tudo para a minha família, é como se fosse um filho. Já tinha feito orçamento para tentar levá-lo numa clínica particular e não teríamos condições por conta do alto valor. Aqui, o atendimento foi muito bom e fomos bem acolhidos. Ele vai poder fazer todos os exames que precisa”, elogia Luciano.

Hospital Veterinário de Macapá realiza atendimentos agendados e de emergência por livre demanda | Foto: Claudia Leão/Semsa

A administração do hospital está sob responsabilidade de uma empresa terceirizada contratada pela Prefeitura Macapá, que conta com mais de 20 profissionais entre veterinários, assistentes, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. Segundo o diretor e responsável técnico pela unidade, o veterinário Bruno Barros, o fluxo de atendimento no primeiro dia de funcionamento foi de acordo com o que foi planejado pela equipe.

“A nossa expectativa é atender mais de 200 animais por semana. Temos recebido muitas solicitações através do telefone disponibilizado para contato. É importante lembrar os tutores de trazerem os documentos solicitados e cadastrar o animal no censo da Prefeitura”, explica Bruno.

Veja como acessar serviços do Hospital Veterinário de Macapá:

  • Casos de urgência serão atendidos apenas durante os dias e horários de funcionamento do hospital.
  • Para realizar o agendamento, é necessário entrar em contato pelo número (96) 98434-3081, que está disponível para ligações e também pelo aplicativo WhatsApp.

  • É obrigatório que o tutor no animal seja maior de 18 anos e residente de Macapá (incluindo distritos ou ilhas), possua renda familiar de até dois salários mínimos ou esteja inscrito no CadÚnico ou programas sociais da Prefeitura. O pet também deve estar cadastrado no Censo Animal do Município.

  • No dia da consulta, é necessário que o tutor leve os documentos que comprovem as informações exigidas.

Previsão é que mais de 200 animais sejam atendidos por semana | Foto: Claudia Leão/Semsa