‘Educa Macapá’ conclui capacitação para gestores, professores e coordenadores da rede municipal de educação

Em média 400 profissionais da educação participaram da qualificação que finalizou nesta sexta-feira, 24

Por Fernando Tavares* - Secretaria Municipal de Educação

Último dia de formação do programa Educa Macapá para gestores, professore e coordenadores I Foto: Mary Paes / PMM

Na manhã desta sexta-feira, 24, ocorreu o encerramento da primeira formação de gestores de 2023 do programa Educa Macapá. A qualificação ocorreu entre os dias 20 a 24 de março. Foram cinco dias de capacitação e aprendizado para gestores, professores e coordenadores na melhoria da qualidade de ensino, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

Formadora da Lyceum, Fernanda Moura, fala sobre a importância do eixo professor e coordenador pedagógico I Foto: Mary Paes / PMM

No decorrer da manhã houve a palestra com a formadora da Lyceum, Fernanda Moura. Ela destacou sobre as práticas pedagógicas e o alinhamento entre gestores, professores e coordenadores. ‘’Entendemos que esse momento informativo deve acontecer com a coordenação, para que os coordenadores conheçam o material utilizado em sala de aula, conheçam a formação passada para os professores. É uma iniciativa para fortalecer as práticas dos educadores’’, explicou.

Coordenadora pedagógica, Maria Bernadete, da EMEF Professora Odete Almeida Lopes I Foto: Mary Paes / PMM

A coordenadora pedagógica Maria Bernadete, da EMEF Professora Odete Almeida Lopes, ressalta que  o projeto vai contribuir muito para a sua formação como pedagoga. “É uma inovação do espaço escolar para atender nossos professores e alunos no ensino e aprendizado na rede municipal. É  um evento muito importante para prática pedagógica na formação profissional‘’, comentou.

Durante a semana foram  abordados os temas: formações sobre fundamentação, princípios e contexto legal da gestão escolar na matriz Nacional Comum de Competências do Diretor; Estratégias para a organização do ano de 2023: foco na dimensão pedagógica com eixo nos pilares da docência; programa de ensino; proposta de rotina de aula; materiais estruturados e avaliação da aprendizagem.

Articuladora do programa Educa Macapá, Nádia Serique I Foto: Mary Paes / PMM

Articuladora do programa Educa Macapá, Nádia Serique ressalta que, em média, 400 profissionais participaram da qualificação e destaca a importância das formações.

‘’Essas formações fazem parte dos eixos do programa de educação, com parceria da Associação Bem Comum e Educar pra Valer. Permitem elevar a qualidade de ensino das nossas crianças, professores e fortalecer aprendizagem dentro de nossas escolas’’, pontuou.

Secretário de Educação, Rodrigo Gomes, fala da importância do programa Educa Macapá para a rede de ensino municipal I Foto: Mary Paes/PMM

O secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, fala sobre a capacitação e o término da formação  dos educadores do município, no programa Educa Macapá. ‘

’Hoje concluímos a primeira etapa do ciclo formativo 2023, da rede municipal de ensino. Tivemos  a formação de gestores, professores e coordenadores. Toda equipe  envolvida para poder dar continuidade ao avanço da educação de Macapá’’, disse.

Fernando Tavares* – estagiário sob a supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação

Fotos: Mary Paes / PMM