Eco Creche Tio João: conheça um pouco mais dos ambientes de aprendizagem

A Eco Creche Tio João, que vem com um modelo inovador de ensino, proporcionará aos alunos diversos ambientes de aprendizagem, com foco voltado para as questões da sustentabilidade. Serão ambientes de uso coletivo, que ofertarão uma gama de possibilidades de aprendizado, trabalhando em todos os ambientes um único tema de forma coletiva, onde o aluno partilhará com as outras crianças e professores o seu conhecimento do dia a dia, ampliando o seu aprendizado por meio de atividades lúdicas, a exploração e a experimentação com a prática. Dentre os espaços estão ImaginAÇÃO e Eco Mundo.

No ImaginAÇÃO, será trabalhado com as crianças o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. É nesta fase que o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais. São os anos mais ricos para o aprendizado. O espaço, composto por mesas e cadeiras, trata também de um ambiente para brincadeiras e o desenvolvimento de atividades lúdicas. Será um local de letramento para as crianças, onde serão explorados os diversos tipos de linguagem, a linguagem teatral, a linguagem por meio de atividades lúdicas, a exploração dos brinquedos e os contos literários. A finalidade é estimular a curiosidade e a imaginação das crianças com contação de histórias e a exploração dos diversos gêneros literários, potencializando as múltiplas linguagens, a oral, visual, a ambiental, a musical, dentre outras, instigando ainda mais a percepção e a experimentação das crianças.

 

No Eco Mundo, que será composto por um grande sistema solar, as crianças irão vivenciar a relação dos planetas, do sistema solar, do ciclo da água e como isso interfere no meio ambiente e na existência humana. Neste espaço, o aluno irá estudar a influência dos astros, dos planetas, do sol, da lua, das estrelas, no desenvolvimento da vida humana, das plantas e dos animais. A finalidade é instigar a percepção, a criatividade e a maneira como as crianças enxergam o mundo.

 

“Essa é uma proposta inovadora, baseada em estudos do desenvolvimento humano, com foco nas metodologias participativas e, principalmente, interativas, onde as crianças terão contato com o abstrato e o concreto ao mesmo tempo. Se baseia em propostas de escolas fazendas e escolas bosques muito utilizadas em outros países”, ressalta a secretária de Educação, Sandra Casimiro.

 

Além do ambiente interno, a Eco Creche contará também com uma horta e aviário, que serão utilizados para as aulas práticas da criançada.  Acompanhadas e orientadas pelos professores, os alunos irão acompanhar todo o processo, desde o plantio das hortaliças, cuidados e colheita, recebendo orientações sobre as espécies de planta. Já no aviário, eles acompanharão o crescimento e desenvolvimento das aves. Além de utilizarem esses produtos para a realização de feirinhas na Empreendoteca.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semed

 

Fotos: Max Renê