
As crianças, desde muito pequenas, estão inseridas no meio ambiente e no cotidiano de nossas cidades. Elas vivem e presenciam experiências nos diversos meios em que estão inseridas, seja nas ruas, localidade onde vive, no dia a dia, ambiente familiar ou no simples passear. É baseado nestas vivências que o espaço de aprendizagem TransitARTE irá trabalhar o ensino-aprendizagem com as crianças.
O espaço é totalmente preparado e ambientado para simular uma cidade. As ruas, com os diversos meios de transporte e paisagens que dão a ideia de que é possível aliar o trânsito à arte. Nele, as crianças irão explorar o ir e vir, de casa para a creche ou para outros locais, como se locomove e os cuidados que se deve ter. Elas irão vivenciar momentos reais do cotidiano que envolvam seu dia a dia, e situações de prevenção e respeito às normas de trânsito e à vida, interagindo assim com o meio onde vive.
“É importante a gente conduzir desde a infância esses cuidados, como prestar atenção aos sinais de trânsito, aos transportes, os perigos, o que eles veem enquanto paisagem quando vêm para a creche, tudo isso é para ver, para vivenciar e experimentar. Nada mais é do que o dia a dia delas. Elas sabem o que é uma bicicleta, o que é uma rua, só falta sistematizar esse conhecimento, é o que faremos nesses ambientes de aprendizagem”, destacou a coordenadora pedagógica Nádia Serique.
O ambiente TransitARTE, além da questão do trânsito, dará ao professor uma gama de possibilidades de trabalhar com esses alunos, como as cores, as paisagens, os formatos, os meios de transporte, as casas, os monumentos, a questão da lateralidade, dentre outros assuntos, que podem ser tratados e ensinados a essas crianças dentro desse ambiente.
Karla Marques
Assessora de Comunicação/Semed
Fotos: Gabriel Flores