“É uma nova era para Macapá”, diz Riliane, moradora do bairro Pacoval, sobre a Ponte Sérgio Arruda

Inauguração da Ponte Sérgio Arruda é celebrada pelos moradores dos bairros vizinhos como um divisor de águas na mobilidade urbana de Macapá

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Riliane na nova Ponte Sérgio Arruda, que conta com uma estrutura moderna que promete transformar a mobilidade urbana de Macapá | Foto: Merlin Pires/PMM

Com a entrega da nova Ponte Sérgio Arruda pela Prefeitura de Macapá em apenas 4 meses, moradores dos bairros próximos expressam otimismo quanto ao impacto positivo na mobilidade urbana e qualidade de vida. A obra promete melhorar significativamente a qualidade de vida de aproximadamente 120 mil pessoas, fortalecendo a integração entre a Zona Norte e o centro da capital.

A ponte não apenas facilitará o trânsito e reduzirá distâncias, mas também interliga escolas, bairros e unidades de saúde e simboliza a conexão entre diversas comunidades e o progresso da cidade.

“É uma nova era para Macapá. A nova ponte é um símbolo de progresso e integração para a cidade. Como arquiteta e moradora do Pacoval, sinto que estamos abrindo caminhos para um futuro mais conectado e dinâmico,” afirma a moradora do bairro Pacoval e arquiteta, Riliane, de 24 anos.

A nova Ponte Sérgio Arruda é uma vitória para os moradores de mais de 20 bairros, incluindo Pacoval, Açaí, Amazonas, Boné Azul, Brasil Novo, Ilha Mirim, Infraero I e II, Ipê, Jardim Felicidade I e II, KM 9, Lago da Vaca, Macapaba, Novo Horizonte, Pantanal, Perpétuo Socorro, Renascer I e II, São Lázaro e Sol Nascente. 

A obra, que contou com um investimento significativo e a colaboração de diversos setores, promete ser um marco no desenvolvimento da região. A nova ponte conta com Muros de contenção, pista de passeio, calçamento com piso tátil nos dois lados, acessibilidade, guarda-corpos e uma ciclofaixa.

Para o pedreiro, Edielson da Cruz, é um dos muitos trabalhadores que se beneficiarão diariamente com a nova Ponte Sérgio Arruda, em seu trajeto de bicicleta. Ele expressa sua satisfação com a nova obra de mobilidade urbana de Macapá.

“Essa ponte vai facilitar muito a vida de quem, como eu, usa a bicicleta para ir ao trabalho. Antes, o trajeto era mais longo e complicado, agora sinto que a cidade está mais perto,” relata Edielson da Cruz, pedreiro e morador do bairro Infraero 1.

Nova Ponte Sergio Arruda

A nova estrutura tem uma ampla capacidade de trânsito, com quatro faixas de rolamento pela ponte Sérgio Arruda, sendo três vias sentido Centro-Norte e uma faixa sentido Norte-Centro. Além disso, a rua Adilson Pinto Pereira que interliga a Mato Grosso segue em sentido único.

O investimento total é de R$ 9.897.574.68 de emenda Federal do deputado Vinícius Gurgel (PL-AP), com articulação do senador Davi Alcolumbre (União Brasil), mais contrapartida do Tesouro Municipal.

Confira mais fotos: