“É uma conquista”, comemora Erick com nome social garantido na carteira

Dez macapaenses comemoram nesta sexta-feira (29), a conquista de ter seus nomes sociais em documentos oficiais. A garantia deste direito é parte da ação promovida pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da rede Super Fácil.

A Coordenadoria Municipal de Diversidade, ligada à SEMDH, organizou a ação com oferta de diversos serviços sociais, todos voltados para a comunidade transexual, travesti de Macapá.

O evento atendeu cidadãos que tinham o desejo de dar entrada na carteira com Nome Social, que é um direito de cidadania garantido e priorizado pela Prefeitura neste Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Erick Costa, que foi atendido pela ação, destacou a importância de ter e usar o nome que escolheu em todos os lugares de forma oficial.

“Já passei por diversos momentos constrangedores em hospital, bares e lugares que frequento porque tive que apresentar uma carteia de identidade com um gênero que não me identifico. As pessoas não respeitam nosso nome e poder oficializar isso é muito importante. É uma conquista”, ressaltou.

Demais serviços
A ação contou também com os serviços de emissão da segunda via do Cadastro de Pessoa Física (CPF), retirada da Carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), instruções de formação de pequenas empresas e testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

O Coordenador Municipal de Diversidade, Edém Jardim, frisou a relevância de realizar a ação e dar voz a essa comunidade.

“Além de hoje ser o Dia da Visibilidade Trans, o Brasil ainda é o pais que mais mata transexuais no mundo. E hoje dar voz e poder oferecer esse serviço, que é um direito de cidadania da população, é maravilhoso por ser uma grande conquista”, disse Jardim.

LIVE
Além das ações de cidadania e saúde, a SEMDH definiu como parte da programação do dia, uma roda de debates com o tema geral “Pelo direito de existir” e apresentações artísticas. A programação online será transmitida ao vivo pela internet e inicia às 19h, na página oficial da Ong Pró- Vida LGBT Amapá, no Facebook.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Macapá