“É uma batalha contra um inimigo invisível’’, diz Abel Nascimento durante vacinação para Covid-19

‘’Esse vírus já tirou a vida de muitas pessoas. É uma batalha contra um inimigo invisível’’, disse Abel Nascimento, que recebeu a primeira dose da vacinação contra Covid-19 nesta sexta-feira (23). A ação que imunizou Abel, foi promovida pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e atendeu pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), na quadra da Igreja Jesus de Nazaré e drive-thru da Praça Floriano Peixoto.

O jovem Abel é autista e teve sua história de vida inspirada na fundação do ‘’Bloco do Abel’’, criado em 2015. Ele recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca na Praça Floriano Peixoto.

“Quando vocês tiverem a oportunidade de vacinar, se vacinem! Agora me sinto mais tranquilo, pois já tive Covid-19, tenho segurança que não vou contaminar ninguém com o vírus’’, ressaltou o jovem.

Carol Cardoso, de 23 anos, disse que acordou cedo para receber o imunizante. Ela que é estudante de arquitetura, aproveita o isolamento para produzir o trabalho final de curso e fazer estágio on-line. Mas, relata que sente falta de sair de casa, principalmente para a terapia em grupo, que foi suspensa por causa da pandemia do novo coronavírus.

‘’Aguardei bastante por esse momento. Não saio tem bastante tempo. Hoje vim somente para me vacinar. Por causa da pandemia interrompi a minha terapia de grupo. É um prejuízo que talvez prejudique meu desenvolvimento. Por isso, se os meus colegas também vacinarem talvez eu possa retomar’’, explicou Carol.

Transtornos do Espectro Autista –TEA
A vacinação deste grupo prioritário é prevista no Plano Municipal de Imunização, nas doses ofertadas para pessoas com comorbidades ou doenças pré-existentes. O autismo é denominado como um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por um déficit na comunicação e comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal.

O Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, que esteve nos pontos de imunização, destacou que a vacinação para as pessoas com autismo é um ato importante para o município, principalmente no mês de conscientização sobre o TEA.

‘’Neste dia maravilhoso estamos dando continuidade na vacinação das comorbidades. Aproveitamos o mês do autismo, que é uma pauta muito importante para realizar a imunização. Este momento, de muita felicidade, significa responsabilidade social’’, ressaltou o prefeito.

A secretária municipal de Mobilização e Participação Popular, Dra Rayssa Furlan, reforça que a vacinação é um ato de amor e cuidado. ‘’Como médica e mãe de uma criança autista, sei do impacto da alteração de rotina com o distanciamento social, uso de máscaras que muitas vezes incomodam e com o risco de contaminação por não higienizar as mãos corretamente. Esse dia é um dia de amor e vitória’’, concluiu a secretária.

Aline Paiva
Secretaria Municipal de Comunicação Social