‘É importante para nossa saúde’, diz usuária do Centro Pop atendida pelo Odontomóvel em Macapá

Iniciativa se deu por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde.

Por Rafaelli Marques * - Secretaria municipal de Assistência Social

Doméstica Jurema da Silva recebeu atendimento odontológico | Foto: Rafaelli Marques/PMM

A doméstica Jurema da Silva, de 50 anos, frequenta o Centro Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) há 4 anos e nesta quinta-feira (21), ela se deslocou do bairro Marabaixo 3, onde mora, até o Perpétuo Socorro, para fazer um procedimento odontológico no espaço.

“Eu não tenho dinheiro para fazer uma extração em clínica particular e aproveitei essa oportunidade para fazer isso e também uma limpeza. Esse momento é importante para nossa saúde”, diz.

Essa ação a qual Jurema da Silva participou aconteceu por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa), que ofertou atendimentos para pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua que são atendidas pelo Centro Pop. O serviços foram disponibilizados na Unidade Móvel de Odontologia (Odontomóvel).

No total, foram atendidos 11 usuários que além da extração e limpeza, também puderam fazer outros procedimentos como restauração e testes rápidos para Covi-19. Os casos mais complexos identificados foram encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas.

serviços foram disponibilizados na Unidade Móvel de Odontologia | Foto: Rafaelli Marques/PMM

O coordenador do Centro Pop, Leônidas Costa, diz que a iniciativa vem para proporcionar uma melhora na qualidade de vida da população, garantindo a eles acesso amplo e facilitado aos serviços de saúde de assistência social ofertados pelo município.

“A ação é positiva e visa a promoção do bem-estar dessa população que além de estar em um grupo de risco, também não tem acesso a tratamento odontológico regular”, destaca.

Para o titular da Semas, Gracinildo Nunes, a oferta desses serviços para os usuários do Centro Pop é fundamental para manter a saúde bucal e também para melhorar a autoestima das pessoas atendidas.

“A iniciativa faz a saúde chegar até quem não tem recurso financeiro para custear um tratamento na rede particular e além de cuidar da saúde bucal, trabalhamos para promover a autoestima das pessoas”, destaca o gestor.

* Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Assistência Social