Durante 10 horas, Prefeitura de Macapá realiza Vacinação Itinerante na Praça Veiga Cabral

Foram distribuídos imunizantes contra a Influenza e Covid-19. Ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Crianças de seis meses a menores de seis anos fizeram parte dos grupos prioritários | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Neste sábado (8), durante 10 horas, as equipes de imunização da Prefeitura de Macapá realizaram a Vacinação Itinerante contra Influenza aos grupos prioritários, na Praça Veiga Cabral. A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) também ofertou os imunizantes contra a Covid-19 (Pfizer Baby, Pfizer Pediátrica, Coronavac e Bivalente) ao público adulto e infantil.

Na triagem, a população apresentou Carteira de Vacinação e documento oficial com foto aos agentes para preenchimento da Ficha Individual do Vacinado. As informações são necessárias para que a Prefeitura obtenha controle e quantidade de indivíduos imunizados. Quem não tinha o cartão, recebeu um exemplar. Após esta fase, todos estavam aptos para tomar uma dose de amor e saúde.

Os grupos prioritários foram compostos por crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com mais de 60 anos, indígenas, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, pessoas com doenças crônicas (comorbidades), profissionais das forças de segurança e salvamento (bombeiros, policiais federais, civis, militares e policiais rodoviários federais, guarda municipal e forças armadas), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.

“Vacinar é um ato de proteção e cuidado com as pessoas. A saúde é uma prioridade da Prefeitura de Macapá. Iniciamos uma ação itinerante na Praça Veiga Cabral, e vamos levar imunizantes para outros pontos estratégicos da cidade. Nossas Unidades Básicas de Saúde também estão todas abastecidas. É importante que o cidadão procure uma UBS mais próxima”, frisou o secretário de Vigilância em Saúde de Macapá, Gilmar Domingues.

Secretário de Vigilância em Saúde, Gilmar Domingues, e a diretora da Central de Imunização, Celeomar Brito | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

A diretora da Central de Imunização de Macapá, Celeomar Brito, ressaltou a importância da ação. “É uma grande campanha contra a Influenza e Covid-19 para adultos e crianças. É um momento necessário para atualização do Cartão de Vacinação, bem como para a garantia da saúde e prevenção de doenças. E, em breve, vamos divulgar os novos pontos itinerantes”.

A aposentada Cipriana Macedo, 74, acompanhada do marido, foi imunizada com doses da Influenza e Bivalente. A iniciativa é sinônimo de cuidado e bem-estar. “Vim tomar a vacina, pois é uma prevenção e proteção contra a gripe. Todas as vacinas que chegarem, eu vou tomar”.

Já Luciana Moraes é mãe da Olga Moraes, de 4 anos. A professora chegou na Praça nas primeiras horas da manhã. Para ela, “é importante que as crianças estejam sempre com o cartão atualizado para evitar adoecer e, principalmente, não faltar às aulas. Elas precisam estar com bastante saúde para começar a vida escolar. Por isso que eu sempre levo ela para tomar vacina”.