Dr. Furlan sanciona lei que denomina nova EMEI Prof. Bigú para atender 300 crianças do Mestre Oscar

Escola de educação infantil está 60% concluída e visa atender 300 alunos no espaço de 2 mil metros quadrados

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Comunicação

Solenidade contou com a presença de autoridades do Poder Legislativo Municipal, secretários, familiares do homenageado como a filha, vereadora Maraína Martins, filha Jéssica Souto, irmão antônio Souto e a viúva Marli Martins Souto | Foto Jesiel Braga PMM

Na manhã desta sexta-feira (02), na Prefeitura de Macapá, o prefeito Dr Furlan sancionou a Lei Nº 2.663-2023PMM que criou e denominou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof. Bigú, a fim de atender crianças do conjunto habitacional Mestre Oscar e bairros vizinhos da Zona Norte. A cerimônia contou com a presença de autoridades do Poder Legislativo Municipal, secretários, radialistas e familiares do homenageado, como a filha vereadora Maraína Martins.

A unidade educacional está 60% da construção concluída, terá 14 salas para atender cerca de 300 alunos, no espaço de 2 mil metros quadrados. A homenagem ao nome escolhido para a escola reconhece os anos de trabalho e de dedicação do professor Raimundo da Silva Souto, conhecido carinhosamente como professor Bigú, que dedicou mais de 40 anos de sua vida como educador.

Prefeito Dr Furlan ressaltou que a história do professor Bigú fortalece a convicção de que além de ensinar, ele foi Família e educou muito bem as suas filhas | Foto Jesiel Braga PMM

“Nós estamos apenas fazendo justiça a quem doou uma vida inteira à Educação, lecionando com amor, direcionando seus alunos ao melhor caminho. O testemunho de vida do professor Bigú fortalece a convicção de que além de ensinar, ele foi Família e educou muito bem as suas filhas também. Por isso a nossa nova Escola que brevemente será inaugurada vai formar crianças, futuros mestres e doutores”, enfatizou o chefe do Poder Executivo Municipal, Dr. Furlan.

A secretária municipal de Educação, Monick França, disse que a justa homenagem é de grande relevância ao comprometimento com a educação do município, e que a escola será abraçada e amada. “É de suma importante essa mais nova efetivação da política pública educacional”, ponderou.

A filha do homenageado, vereadora de Macapá Maraína Martins, ficou emocionada. Ela agradeceu aos parlamentares pela aprovação do Projeto de Lei, e especialmente ao prefeito Dr Furlan pela aplicabilidade da Norma.

Vereadora Maraína Martins agradeceu o reconhecimento do trabalho do seu pai ao chefe do Poder Executivo Municipal e aos parlamentares da Casa de Leis | Foto Jesiel Braga PMM

“Nosso prefeito vem sendo um gigante, agradeço a ele e aos meus colegas vereadores, pelo reconhecimento do trabalho do meu pai que sempre nos orientou a seguir retamente nos caminhos certos, e tanto contribuiu para a Educação durante 40 anos de sua vida. Todo amor do meu pai agora vai ficar eternizado não somente em nossos corações, e como ele acreditava, eu reafirmo que a educação tem sim, o poder de transformar realidades”, agradeceu a filha.

Professor Bigú

Falecido no dia 13 de setembro de 2017, aos 63 anos, Raimundo da Silva Souto deixou um legado imensurável para a educação amapaense, por sua generosidade, dedicação e paixão em transmitir conhecimentos. Além de professor, também foi sargento da Polícia Militar e policial civil. Bigú acreditava no poder do conhecimento para a formação do ser humano aos princípios e à construção de um mundo mais justo e humano. Como chefe de família, foi educador e pai de Jéssica Reategui de Souza Souto, com sua primeira esposa, depois de viúvo, casou-se com Marli Martins Souto, e tiveram as duas filhas Mainara Martins Souto, e Maraína Kellen Martins Souto, que atualmente é vereadora no município de Macapá, pelo partido Liberal.