Dr. Furlan entrega Cras Amor e CEU das Artes, na zona norte de Macapá

Os espaços ampliam o uso do Sistema Único de Assistência Social e garantem aos usuários o acesso aos direitos sociais.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Vereador Alexandre Azevedo, promotora de Justiça Judith Teles, prefeito Dr. Furlan e secretário de Assistência Social, Gracinildo Nunes | Foto: Abel Neto/PMM

Ao som de música junina para comemorar o Dia de São João, celebrado nesta sexta-feira (24), o prefeito Dr. Furlan entregou mais duas obras em Macapá. Dessa vez, os moradores da zona norte foram contemplados com novos centros de Referência a Assistência Social (Cras) Amor e de Artes e Esportes Unificados (CEU) das Artes.

“Estamos muito felizes de entregar mais uma obra que vai beneficiar a população de Macapá, especialmente, os moradores da zona norte. É nosso dever como gestão, proporcionar serviços de assistência social e, aqui, vocês estarão acolhidos por uma equipe técnica competente e uma estrutura para recebê-los, além disso, terão um espaço seguro de lazer e diversão”, ressalta o prefeito Dr. Furlan.

O Cras Amor atenderá famílias em situação de vulnerabilidade social, condições de abuso, alcoolismo e desemprego, além das que precisam de assistência social e psicológica e cadastramento em programas de renda. A estimativa de atendimento será de 600 pessoas por semana, prevista pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Espaço infantil no Cras Amor | Foto: Abel Neto/PMM

“O Cras amor vai atender vários bairros da zona norte de Macapá. Os moradores serão assistidos com serviços de CadÚnico, emissão de carteira de benefícios para pessoas e idosos, além da entrega de cestas básicas e kits bebês para famílias em vulnerabilidade social. A partir de segunda-feira (27) a equipe já estará atendendo no espaço”, detalha o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes.

A agente de saúde, Zumira de Oliveira, 67 anos, conta que o bairro Infraero é carente e muitas pessoas precisam de auxílio social. “Aqui temos um número alto de famílias com crianças pequenas, então eles precisam de apoio de programas federais. Antes precisavam se deslocar para outros pontos de Macapá e, agora, temos um espaço aqui perto”, conta ela.

Zumira de Oliveira agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Macapá de levar um CRAS para o bairro, atendendo famílias em vulnerabilidade social | Foto: Abel Neto/PMM

No CEU das Artes, foi revitalizado o playground para crianças e skate park para os praticantes do esporte. Durante a inauguração do espaço, teve pula-pula para os pequenos e o tio Nescau fez a alegria com brincadeiras e muita animação. De maneira permanente, o CEU das Artes atende projetos sociais de capoeira, dança e futebol.

Alzenira Silva, 59 anos, moradora do bairro Infraero há 22 anos, se animou com as músicas juninas cantadas pelo “Maluco e companhia”. Ela faz parte do grupo terapêutico “Viver é bom” que se encontra no CEU das Artes duas vezes por semana com atividades físicas e ações de saúde.

“Eu também vendo chopp na rua aqui no Ceu das Artes, então sempre estou por aqui. Gosto muito do espaço, mas precisava de reforma. Com novo ambiente, estamos mais animados em continuar nossos encontro e, no meu caso, claro, aumentar as vendas”, diz ela.

Playground revitalizado na praça do CEU das Artes | Foto: Abel Neto/PMM

Os trabalhos foram executados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e custeados com o Tesouro Municipal mais emenda parlamentar do deputado federal, Acácio Favacho, no valor de R$ 250 mil.

“Quando trabalhamos juntos, quem ganha é a população. Estamos capitaneando recursos para gente revitalizar outros pontos aqui da zona norte. É uma parceria com bons resultado”, comenta o parlamentar.

Cerimônia de entrega aconteceneu na quadra poliesportiva do CEU das Artes, no bairro Infraero II | Foto: Abel Neto/PMM