Dr. Furlan entrega à sociedade a nova Rua Hildemar Maia

Trecho revitalizado inicia na rotatória, próxima à Rodovia Josmar Chaves Pinto até a Avenida 13 de setembro. As atividades realizadas foram recapeamento asfáltico em 1.908,33 metros de via, alargamento de oito para 12 metros, iluminação e calçamento

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Entrega ocorreu nesta quarta-feira (11), durante cerimonia de descerramento da faixa | Foto: Jesiel Braga/PMM

Nesta quarta-feira (11), moradores da Zona Sul receberam uma importante entrega da Prefeitura de Macapá: a nova Rua Hildemar revitalizada. O prefeito Dr. Furlan – acompanhado da primeira-dama do Município, Rayssa Furlan, servidores, parlamentares e moradores da região – em um ato simbólico, realizou o descerramento da faixa sob contagem regressiva e devolveu ao povo uma passagem asfaltada, sinalizada e iluminada em led. Conta, ainda, com calçamento dos dois lados e piso tátil.

O trecho reformado inicia na rotatória, próxima à Rodovia Josmar Chaves Pinto até a Avenida 13 de setembro. Além do recapeamento asfáltico em 1.908,33 metros de via, outra atividade realizada foi o alargamento de oito para 12 metros.

Via foi sinalizada e iluminada, com calçamento e acessibilidade | Foto: Jesiel Braga/PMM

As Companhias de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e de Iluminação Pública, Energia Sustentável e Saneamento de Macapá (Cipemac), respectivamente, foram responsáveis pela sinalização e iluminação. Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) foi a executora e fiscalizadora dos serviços.

Ao todo, foram sinalizados cerca de 4.700 metros, que incluem sinalização de faixa de pedestre, estacionamento e linha de eixo. A via foi escolhida após estudos técnico que identificou o grande fluxo de veículos. “As vias da capital tem recebido melhorias na pavimentação, garantindo a segurança da população”, explica a diretora-presidente da CTMac, Patrícia Almeida.

“Oferecemos mais mobilidade urbana à população. Era uma rua que ninguém queria mexer. Em uma decisão política, o prefeito Furlan buscou recursos diretos do Tesouro Municipal. Foram aplicados e entregues em forma de dignidade aos munícipes. Essa via é muito importante e interliga da Zona Sul à Zona Norte. Quem ganha com isso é a população”, manifesta o gestor da Semob, Cássio Cruz.

O valor da obra foi de R$ 8 milhões. O replanejamento da Hildemar Maia visa evitar acidentes com os pedestres e organizar o trânsito.

Durante discurso em cerimônia, Dr. Furlan lembrou os percalços da via: com mato alto e isento de acessibilidade. “A entrega da nova Hildemar Maia representa uma nova Macapá: a cidade que construímos para cada um de vocês e cada um de nós. Investimos na troca da base e da sub-base do solo. Drenamos toda a água para o canal perto da Feira da Galibis. Caso contrário, não seria feita toda essa transformação. Foram seis meses de obras e trabalho. Qualquer canto da cidade tem uma obra que beneficia as pessoas. Os serviços chegam em todos os cantos”.

Dr. Furlan e delegação Municipal em caminhada pela nova Hildemar Maia | Foto: Jesiel Braga/PMM

Ao final do evento, Dr. Furlan e equipe caminharam pela pista. Iniciaram da Avenida Maria Rosa Tavares Almeida até a Avenida 13 de Setembro. Enquanto isso, ocorreu um buzinaço em diferentes localidades. Pessoas aguardavam em frente às residências e estabelecimentos comerciais para tirar fotos, filmar ou conversar com o chefe do Executivo Municipal.

O prestígio e admiração da população ao prefeito, bem como o sentimento de felicidade e valorização eram perceptíveis em todos os cantos dos bairros Muca e Buritizal.

| Fotos: Jesiel Braga/PMM