Dr. Furlan assina ordem de serviço para construção de passarelas nos distritos do Bailique e Carapanatuba

Obras vão atender 17 comunidades, somando quase 7 quilômetros de passarelas em madeira.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Representante das comunidades participaram do evento | Foto: Leandro Lennon PMM

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou nesta quarta-feira (24), a ordem de serviço para construção de 6,5 quilômetros de passarelas em madeira em 14 comunidades do distrito do Bailique, e outras três em Carapanatuba. O investimento é de R$ 4,1 milhões, com recursos exclusivos do Tesouro Municipal.

“É importante destacar que quando uma obra chega até a comunidade, além da mobilidade que é restaurada, chega também o emprego com a contratação de mão de obra local, que fomenta a economia das famílias. Estamos trabalhando para que os benefícios não sejam apenas na área urbana, mas também em todos distritos de Macapá”, ressaltou Dr. Furlan.

O objetivo da obra é oferecer dignidade, aumentando a acessibilidade e segurança dos moradores. Estiveram na cerimônia representante de todas as localidades que terão passarelas reformadas. O agente distrital de Carapanatuba, Renan Monteiro, falou sobre a importância desta revitalização.

“Minha região só chega de barco e o nosso único meio de andar pela comunidade é pelas passarelas. Lutamos pela reforma das nossas pontes há 12 anos, toda manutenção era feita pelos moradores. Então ficamos muito felizes em ser lembrados, mesmo longe da capital, os benefícios estão chegando”, comemora o Monteiro.

A maior parte dos serviços será para o arquipélago do Bailique, somando 5,2 quilômetros de passarelas. “Há muito tempo o Bailique não era assistido e agora teremos mais uma reforma de passarela. A nossa comunidade está sendo beneficiada pela gestão e o povo fica muito feliz”, disse o agente distrital, Marlon Barros.

O serviço será executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e tem prazo de conclusão, em média, de 60 dias para cada comunidade. Para que o prazo seja cumprido, trabalhadores da própria região serão contratados e o envio do material será feito de uma única vez.

Segundo o secretário de Obras, Cássio Cruz, após a conclusão desse pacote, novos pontos também serão alcançados. “Para atender o maior número de comunidades, nós vamos trabalhar em duas etapas. A primeira vai atender essas 17 passarelas com quase sete quilômetros e a segunda etapa serão novos locais com mais cinco quilômetros”.

Conheça as comunidades que serão beneficiadas:

BailiqueCarapanatuba
1 – Vila Maúba
2 – Vila São Pedro
3 – Vila Igarapé do Meio
4 – Vila Jaranduba
5 – Vila Jaburuzinho
6 – Vila Gurijuba
7 – Vila Marrequinha
8 – Vila Progresso
9 – Vila santo Antônio
10 – Vila Monte Carlos
11 – Vila Maranata
12 – Vila Filadélfia
13 – Vila dos Macacos
14 – Vila Fraquinho
1- Vila Carapanatuba (Católica)
2- Vila carapanatuba (Evangélica)
3- São Raimundo










OS das passarelas do Bailique e Carapanatuba contou com representante das comunidades | Foto: Leandro Lennon/PMM
OS das passarelas do Bailique e Carapanatuba contou com representante das comunidades | Foto: Leandro Lennon/PMM