Dr. Furlan apresenta projeto arquitetônico do ‘Parque Meio do Mundo’, em Macapá

Espaço será um dos maiores complexos turísticos da cidade e grande indutor do eixo de desenvolvimento socioeconômico e cultural.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan I Foto: Rogério Lameira/PMM

Macapá ganhará um novo cartão postal que terá os traços e cores que fazem parte da identidade macapaense. O “Parque Meio do Mundo” será um dos maiores complexos turísticos da cidade e vem como um grande indutor do eixo de desenvolvimento socioeconômico e cultural. O projeto arquitetônico foi apresentado à comunidade e à imprensa nesta terça-feira (23). O investimento é de R$ 20 milhões, exclusivos do Tesouro Municipal.

O novo espaço de lazer tem como vizinhos o Monumento Marco Zero, que marca a Linha do Equador, o estádio de futebol Milton de Souza Corrêa, o Zerão, e o Sambódromo.

A cerimônia de apresentação do projeto foi conduzida pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, que explicou o objetivo da construção e como a capital será transformada a partir desse novo conceito de espaço público.

“Parque vai marcar a história da nossa cidade, juntamente com outros projetos turísticos que estamos executando como a praça Jaci Barata e Trapiche Eliezer Levy. Ele traz os conceitos mais modernos da arquitetura, de convivência, de interatividade e qualidade de vida. O projeto foi discutido em todas as suas etapas e será um dos locais mais lindos para visita”, destaca o gestor.

Estrutura
Com uma área de mais 50 mil m², o parque incentiva a prática esportiva para todos os públicos, a consciência ambiental, o turismo, a qualidade de vida e a economia criativa. Além disso, o projeto arquitetônico tem acessibilidade em todos os ambientes, o que privilegia pessoas com deficiência.

A concepção é do arquiteto manauara Cláudio Nina, que já projetou grandes parques em outros estados brasileiros. Com sua vasta experiência, o ‘’Parque Meio do Mundo’’ se tornará referência em sustentabilidade e saúde.

“Pensamos em um local onde as pessoas possam trazer a família para passear, fazer piqueniques, participar de feiras ao ar livre, ver arte e ocupar toda a área. Por isso, são mais de um quilômetro de pista de caminhada e áreas para que o ambiente seja agradável para todos”, detalha.

O maior destaque do parque é o contato com a natureza e para fomentar a biodiversidade, pensado em um modelo de paisagismo ecológico, com várias áreas verdes. As novas árvores ajudarão a combater a poluição e facilitarão o controle da temperatura do local, que antes era descoberto, formando as sombras. As várias espécies vão deixar a praça mais bonita e com vida.

Planta completa do ‘Parque Meio do Mundo’ I Foto: Reprodução Semob/PMM

Conheça as áreas do parque:

Estação Saúde
Área destinada à prática de atividades físicas com equipamentos separados em duas baterias, uma específica para a terceira idade e a outra aos jovens. Os aparelhos serão fixados no piso de concreto estampado.

Caramanchão
Construído para criar abrigo em áreas verdes, ele é composto por madeira e um canteiro central em alvenaria, com acabamento em massa e pintura acrílica. O espaço será de curta permanência, podendo ser utilizado tanto para descanso como apoio aos quiosques de alimentação.

Sombreiro
O sombreiro tem o objetivo de gerar proteção solar, além de descanso e contemplação. A área será composta por uma bancada e dois bancos em madeira.

Área de administração e estação de tratamento
O espaço destina a área administrativa e depósito de equipamentos de ferramentaria. Ele é composto pelo escritório, uma área de circulação, um banheiro masculino e banheiro feminino, um depósito com garagem, um depósito para ferramentaria. Ao lado será a estação de tratamento de esgoto.

Quiosques
Esta área será destinada a venda e depósito de alimentos. Serão oito lanchonetes, oito depósitos e dois conjuntos de banheiros com acessibilidade.

Chafariz
O chafariz é um equipamento com finalidade estética e possui uma escultura metálica central elevada com duas piscinas. A alimentação da água será em uma casa de bomba independente, que também é responsável pela filtragem.

Área infantil
Espaço destinado a atividades infantis com área de descanso, brinquedos recreativos e um pergolado com banco para contemplação dos jardins.

Bicicletário
Equipamento destinado ao estacionamento de bicicletas. Ele terá o piso em concreto estampado e será composto de barras de segurança para pessoas com deficiência visual.

Selvinha
Espaço com exposição de esculturas de animais da fauna brasileira. Ela será dividida por pisos em cores diferentes com tons de azul, amarelo, verde, roxo e cinza.