Dr. Furlan anuncia pagamento de bônus salarial para agentes comunitários de saúde e de endemias de Macapá

Verba será direcionada a cerca de 450 profissionais que atuaram em ações de vigilância do município.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Anúncio aconteceu no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes | Foto: Rogério Lameira/PMM

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anunciou na manhã desta quarta-feira (27) o pagamento de um bônus salarial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Endemias. O benefício é voltado aos profissionais que trabalharam nas ações de vigilância do município

“Estamos fazendo a gestão baseada no diálogo e dessa forma estamos tendo grandes avanços e o resultado que tivemos hoje é reflexo disso. Mesmo com todas as atenções voltadas à pandemia, conseguimos atingir as metas da vigilância em relação a outras doenças. O resultado positivo da Prefeitura de Macapá foi feito por cada profissional envolvido”, diz Dr. Furlan.

Cerca de 450 profissionais serão beneficiados através do bônus viabilizado com a verba do Ministério da Saúde (MS), como um incentivo financeiro aos municípios que atingiram o mínimo de 80% de cobertura de imóveis visitados para o controle vetorial do enfrentamento às endemias. O valor total que o município recebeu do MS foi R$ 250 mil, que foi distribuído de forma igualitária ente os agentes. Dessa forma, cada profissional receberá R$ 548,28.

Para a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, o diálogo com os sindicatos foi importante porque através da atuação deles foi acordado que o valor fosse dividido de forma igualitária entre todos.

“Já que todos trabalharam da mesma forma, é justo que o montante seja dividido de forma igual entre todos, já que esses profissionais trabalharam da mesma forma”, destaca.

A secretária acrescenta ainda que a atuação da Prefeitura de Macapá seguirá para melhorar a assistência de saúde à população e também as condições de trabalho dos agentes. “Essa foi apenas uma parte do trabalho que já fizemos, mas ainda temos muito a avançar no combate às endemias”, completa a gestora.

Para o presidente do Sindicato Municipal de Agentes de Saúde, Jó Pereira, a equiparação do bônus era uma reivindicação antiga dos trabalhadores e que os valores diferentes não eram justos, especialmente com os profissionais que atuam em campo. “Hoje somos valorizados e o pagamento igual para todos vem para deixar o servidor fique mais motivado”, comenta.

A assinatura simbólica do pagamento aconteceu no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e também contou com a presença do vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, da presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias, Margarete Pantaleão e demais autoridades locais.

Bônus será direcionado a cerca de 450 profissionais | Foto: Rogério Lameira/PMM