Marcelo Xerfan foi um dos voluntários na ação de solidariedade / Foto: Rogério Lameira
‘’Doar sangue é vida! Uma única bolsa pode ajudar cerca de 4 pessoas’’, disse o servidor municipal Marcelo de Queiroz Xerfan, de 41 anos, que participou de um ato de amor ao próximo. A mobilização foi realizada nesta sexta-feira (28) pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) e integra uma campanha de solidariedade da Prefeitura de Macapá.
Assim como Marcelo, que trabalha como assistente de auditoria interna na Controladoria do Município, outros servidores doaram sangue pela primeira vez. Foi o caso do Gilberto Oliveira Nascimento, de 42 anos, que atua como chefe de gabinete na pasta.
‘”É muito importante essa iniciativa das secretarias municipais em colaborar com a saúde. Estou doando pela primeira vez, já tinha tentado antes e não consegui, por problemas de saúde. Hoje eu e meus colegas de trabalho estamos aqui enquanto doadores. Amanhã poderá ser a gente, ou algum familiar, que esteja precisando de transfusão”, explicou Gilberto.
Campanha
Desde o segundo semestre de 2021, a Prefeitura de Macapá promove a campanha “Não deixe um coração parar! Doe sangue!”, com o objetivo incentivar os servidores da instituição a realizarem o ato. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), que mantém o contato com as pastas para a perpetuação da rede de apoio.
‘’Verificamos com o Hemoap [Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá], que busca constantemente por voluntários. Vamos até as secretarias atrás dos servidores que desejam participar da campanha, que tenham interesse em disponibilizar um pouquinho do seu tempo para este gesto simples e humanitário. Na ação desta sexta, oito estavam aptos a fazerem a transfusão”, finalizou o secretário municipal de Controladoria, Gracinildo Nunes.
Chefe de gabinete da SMTC, Gilberto Oliveira, e o secretário Gracinildo Nunes participaram da mobilização | Fotos: Rogério Lameira