Distrito do Coração recebe trator para incentivar agricultura familiar

Maquinário foi doado pela Codevasf e colabora no avanço do projeto municipal 'Nossa Terra, Nossa Gente'.

Por Ivo Pantoja - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Equipamento permite que os agricultores trabalhem com a terra de modo ágil | Foto: Júnior Dantas

A Prefeitura de Macapá fez a entrega, nesta terça-feira (22), de um trator e uma grade aradora de solo com o objetivo de estimular a agricultura familiar no distrito do Coração. A ação faz parte do projeto “Nossa Terra, Nossa Gente” e contribui para a construção de políticas públicas voltadas às comunidades. A entrega do maquinário foi feita na Escola Gerson Trindade.

Segundo a secretária de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), Rayssa Furlan, o programa tem valorizado o setor primário de Macapá, trabalhando, principalmente, com os pequenos agricultores.

“A população estava precisando dos equipamentos para a economia girar. Então, nós fomos até o distrito e identificamos as demandas para melhorar a qualidade de vida dos moradores”, explica.

De acordo com o secretário de Agricultura (Semag), Raimundo Costa, o projeto ajuda na mecanização da agricultura familiar, preparação do solo, beneficia econômica e socialmente todo o setor primário.

“Nós estamos avançando muito e esse é um projeto importante, pois o agricultor é atendido para que ele possa trabalhar com a terra de forma tecnológica”, ressalta.

Os equipamentos foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e contou com articulação do senador Davi Alcolumbre (União Brasil).

‘Nossa Terra, Nossa Gente’
O projeto tem como finalidade investir o setor primário da cidade, especialmente, nos distritos de Macapá. Essas localidades possuem como base econômica a produção de matérias-primas, entre elas agricultura e extrativismo vegetal, que são realizadas pela própria comunidade.

A mecanização agrícola permite o aumento da produção, pois há maior agilidade na aração da terra e diminuição do trabalho manual.

Morador do distrito do Coração, o agricultor Édson Monteiro, conta que com o equipamento a comunidade terá muitos benefícios, sobretudo, no plantio de hortaliças.

“O trator vai facilitar o manuseio da nossa terra, com mais rapidez nas plantações das hortas”, conta.

A Prefeitura de Macapá já realizou a entrega de sete tratores, contemplados nas regiões do Pacuí, Santa Luzia, São Joaquim, Tracajatuba, Maruanum e Santo Antônio da Pedreira.

Estiveram também presentes na entrega dos maquinários o secretário de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, o subsecretário de Mobilização, Emanoel Bentes e o agente distrital, Cinevaldo Costa.

Na ocasião, a equipe da prefeitura aproveitou para ouvir outras demandas dos moradores relacionadas à agricultura familiar, como as compras de adubos para o plantio.