Diretoria de Média Complexidade realiza treinamento para atendimento de paciente grave de Covid-19

No sábado (23) a Diretoria de Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu o primeiro de uma série de treinamentos que serão realizados junto às equipes que trabalham diretamente no atendimento de pacientes com a Covid-19. A capacitação aconteceu na UBS Lélio Silva e foi ministrada pelos médicos do Departamento de Urgência e Emergência da secretaria, que farão o mesmo procedimento com as demais equipes das três unidades básicas vocacionadas ao recebimento de pacientes acometidos com a Covid-19.

O primeiro tópico abordado foi o fluxo de recebimento de paciente grave. “No treinamento fizemos a simulação do recebimento de um paciente grave que precisa de intubação. Através dessa iniciativa vamos capacitar todos os nossos profissionais que estão atuando na linha de frente, de modo a igualar as informações e procedimentos”, destacou a diretora de Média Complexidade, Alessandra Reis.

De acordo com a diretora, cada turma será composta por aproximadamente 15 profissionais e esse número reduzido é para que as equipes não fiquem desfalcadas e, também, para que não gere aglomeração durante a capacitação. “Mesmo com um número pequeno de participantes em cada turma, vamos promover esse treinamento com todo o corpo técnico da Semsa”, afirmou.

Ewerton França
Secretaria Municipal de Saúde