Novembro Roxo: Diálogo e troca de conhecimento marca ação para gestantes

Objetivo do evento foi sensibilizar a população sobre as causas e consequências da prematuridade

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Evento contou com a participação de acadêmicos de enfermagem da Faculdade Anhanguera I Foto: Rosivan Santos/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (17) uma programação alusiva ao Novembro Roxo, mês de prevenção da prematuridade, para sensibilizar a população sobre causas e consequências.

Entre diálogo e troca de conhecimento, as gestantes participaram do encontro que aconteceu no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes (Ceppaes). A atividade de educação e saúde foi desenvolvida pela equipe multiprofissional que presta assistência ao pré-natal de alto risco.

Conforme a diretora multiprofissional do Ceppaes, Carina Mendes, o momento também serviu para alertar as gestantes sobre a importância da realização do pré-natal. “ O cuidado com a saúde da mulher e do bebê é indispensável. E para aqueles que nascem antes do tempo previsto a atenção deve ser redobrada”, explica Carina.

Grávida de 9 meses, Alana Santos, fez questão de interagir. “Aprendi bastante, tirei dúvidas de como cuidar da minha saúde e do bem-estar do meu bebê”, disse.

Durante o encontro, a nutricionista, Larissa Moraes, palestrou sobre o passo a passo de como amamentar o bebê. “Antes, durante e depois da gravidez, o profissional da saúde é a peça fundamental que vai ensinar a forma adequada de amamentar, além de esclarecer dúvidas”, pontuou Larissa.

Programação encerrou com apresentação de vídeos relacionados a gestação de alto risco, entrega de brindes e informativos.