Dia Nacional da Saúde é comemorado com ações de prevenção e conscientização

Ação acontece nesta quinta-feira (5). A data tem o objetivo de reforçar os cuidados que a população deve ter com a própria saúde.

Por Cristiane Mareco - Secretaria Municipal de Saúde

O Dia Nacional da Saúde é celebrado anualmente no dia 5 de agosto. Para comemorar a data, a Prefeitura de Macapá realiza nesta quinta-feira (5) uma ampla programação de saúde nos shoppings Popular e Vila Nova, de 9h às 13h, finalizando as atividades com uma aula de dança ao ar livre no Mercado Central, às 16h. 

A programação, que é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), terá ainda serviços ofertados gratuitamente à população, como orientações sobre saúde, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, verificação de pressão arterial e vacinação contra influenza e sarampo, além de orientações sobre alimentação saudável.

No Mercado Central, as atividades são direcionadas à realização de atividades físicas, orientadas por profissionais de educação física, destinada a todas as idades, voltada para uma visão sistêmica, que prioriza a prevenção e promoção da saúde.

A Secretária Municipal de Saúde, Karlene Lamberg, ressalta que o evento tem como meta orientar sobre a importância do acompanhamento médico, mudança de hábitos alimentares e como manter a saúde protegida com a ajuda de exercícios físicos. 

“A iniciativa de aliar atividade física e saúde, é uma forma de alertar a população para a necessidade que cada cidadão tem em cuidar do corpo e da mente”, explica a gestora.

O pedreiro Francisco Carvalho aproveitou o passeio pelo shopping para realizar os testes, e com todo bom humor festejou o resultado positivo.

“É muito importante esse trabalho realizado pela prefeitura. Você sai para passear e é surpreendido com uma ação bacana e cheia de benefícios”, relata.

A participante Ariane Pinheiro afirma que não poderia, de forma alguma, deixar de fazer referência ao excelente trabalho, carinho e dedicação com que foi recebida pelos profissionais de saúde. “Parabenizo toda essa equipe e gostaria que todos soubessem como eles estão preparados para atender a população”, finaliza.

(Foto: Cristiane Mareco)