Dia Mundial sem Tabaco: prefeitura promove programação para pacientes e cadastra novos usuários

Nesta quarta-feira, 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Para celebrar a data, a Prefeitura de Macapá fez na UBS Novo Horizonte uma programação especial aos usuários. Durante a atividade, os participantes realizaram aferição de pressão arterial, testes de glicemia, ginástica laboral, cadastro de fumantes para tratamento, além de corte de cabelo e maquiagem. A programação teve como objetivo sensibilizar os usuários para a importância da prevenção e tratamento do tabagismo.

 

O agricultor Manoel de Oliveira, 67 anos, fuma desde os 13 anos de idade e foi levado pela irmã para se cadastrar no grupo e iniciar o tratamento. “Fumo mais de 12 cigarros por dia. Sei que faz mal à saúde, que traz doenças, mas nunca tive força de vontade para parar. Hoje, estou certo que preciso dar um ponto final nesse vício e minha esperança é que, com o apoio da minha irmã, consiga iniciar e concluir o tratamento”.

 

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferece tratamento para tabagismo em doze Unidades Básicas de Saúde. O programa iniciou em 2015, e hoje possui 150 profissionais treinados, entre médicos, enfermeiros e psicólogos. “O município de Macapá é o único no estado que oferece o tratamento. Nossa meta, até o fim do ano, é implantar em todas as nossas UBS’s o Programa de Tabagismo, ampliando assim possibilidade de que mais pessoas consigam o tratamento adequado”, explicou a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Tatiana Vidal.

 

Os interessados em parar de fumar podem procurar as unidades Marabaixo; Leozildo Fontoura; Raimundo Hozanan; São Pedro; Perpétuo Socorro; Pacoval; Infraero II; Infraero I; Pedrinhas; Pedro Barros; Novo Horizonte e Policlínica, na Unifap. Para fazer o cadastro, o paciente deve apresentar carteira de identidade e comprovante de residência.

 

O tratamento tem duração de um ano, com o acompanhamento de equipe multidisciplinar, que, além dos encontros em grupo e do atendimento individual, fornece gratuitamente alguns medicamentos como os adesivos transdérmicos de nicotina, após a avaliação médica. O programa tem 80% de êxito e já atendeu mais de 200 usuários.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa