Dia Mundial do Rock conta com serviços de saúde, área para PCD e muita música no Macapá verão 2023

Além do espaço para PCD, uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde esteve durante a programação fazendo a entrega de preservativos masculinos e femininos

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Área para PCD ofereceu conforto e visão privilegiada para o palco principal | Foto: Albert Soares/PMM

Para que todos pudessem aproveitar a programação do Macapá Verão 2023, em celebração ao Dia Mundial do Rock, a Prefeitura de Macapá garantiu um espaço confortável e estratégico para as pessoas com deficiência (PCD), na Praça Barão do Rio Branco, nesta quinta-feira (13).

Ao som das diversas vertentes do rock, desde as mais leves às mais pesadas, todos, sem exceção, puderam aproveitar cada momento da “sonzeira” que sacudiu a o festival em homenagem ao rock.

Fotógrafa, Leila Paixão, de 62 anos, trouxe dois netos, João Gabriel, de13 anos, e Jeferson Filho, 6 anos, para curtirem o evento. Ambos são portadores do transtorno do Espectro Autista. Ela contou que ter uma área específica para assistirem aos shows facilitou o entretenimento deles.

O atleta paralímpico Alessandro Figueiredo, de 35 anos, falou da satisfação de poder assistir ao show em um espaço reservado para PCD.

“Estar nesse local me deixa feliz e faz eu me sentir como todas as outras pessoas que estão aqui, estou a vontade e me sentindo bem”, contou.

O espaço para pessoas com deficiência fica em um local estratégico, com ampla visão para o palco principal. O titular da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) enfatiza a importância da iniciativa.

“A Prefeitura teve essa preocupação de pensar nas pessoas com deficiência e proporcionar um espaço seguro e inclusivo. Isso é muito importante”, ressaltou Raimundo Azevedo, secretário municipal de Direitos Humanos.

Além do espaço para PCD, uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde esteve durante a programação fazendo a entrega de preservativos masculinos e femininos, com foco em atuar na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

Para resguardar os participantes do evento, em caso de emergência, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deixou de prontidão uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem com equipamentos e materiais de primeiros socorros.

Coordenadora de Assistência das unidades básicas de saúde de Macapá, Silvana Costa ressaltou que ter esse atendimento é fundamental para a segurança dos munícipes.

“Estamos aqui para assegurar que todo mundo que veio para o evento possa se divertir com segurança e em casos de necessitarem de algum atendimento estaremos a postos para fazê-lo”, explicou a coordenadora.

Confira mais fotos: