Dia Mundial do Câncer: Prevenção pode salvar vidas

No Dia Mundial do Câncer, comemorado nesta quinta-feira (4) a Secretaria de Municipal de Saúde de Macapá (Semsa), reafirma o seu compromisso com a saúde da população. A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, explica que é muito importante buscar um atendimento médico para o diagnóstico precoce do câncer. O diagnóstico realizado na fase inicial da doença, aumenta as chances de cura.

“Sabemos que são muitos os desafios a serem vencidos e que os pacientes diagnosticados com câncer encontram dificuldades na busca por tratamento. Mas a Rede Municipal de Saúde tem proporcionado às pessoas atendimento médico e exames de qualidade e caso seja diagnosticada a doença, o paciente será encaminhado para os órgãos de saúde especializados para iniciar tratamento”, enfatiza Karlene.

A coordenadora de Atenção Básica da Semsa, Ediane Andrade, reforçar que a prevenção é melhor caminho. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, participe da campanha do Dia Mundial do Câncer, procure nossas UBSs, marque uma consulta e realize os exames de rotina. O atendimento médico é o primeiro passo para saber se sua saúde corre riscos e a prevenção é o melhor caminho no combate câncer”, afirma a coordenadora.

Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer foi criado em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer. É uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data tem o objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença.

Dados do Inca

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, a estimativa para o triênio 2020-2022 é de que ocorrerão 625 mil novos casos de câncer, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma, que serão cerca de 450 mil.

Cristiane Mareco

Secretaria Municipal de Saúde de Macapá