Dia Internacional do Idoso é celebrado com programação em UBS’s de Macapá

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu início às programações alusivas ao Dia Internacional do Idoso. A abertura das atividades aconteceu na UBS Marabaixo, com acolhimento, verificação de pressão arterial, consulta médica, avaliação nutricional e vacinação. Durante a semana, as unidades de saúde seguem com programações pontuais voltadas para esse público.

 

A equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) interagiu com os participantes por meio de palestras sobre os cuidados com a voz e audição, alimentação saudável, a forma de prevenir quedas e os exercícios adequados para a terceira idade. “Nossa proposta é chamar a atenção da população de um modo geral para o cuidado com os idosos”, comentou a coordenadora de Saúde do Idoso, Rafaella Rocha.

 

Também houve um momento de relaxamento proporcionado pelos acadêmicos de fisioterapia da Faculdade Fama. Em idosos, a fisioterapia não é utilizada somente como forma de tratamento, mas como prevenção. “Desde que minha esposa teve problema de audição, comecei a ter mais cuidado com a saúde, minhas vacinas estão em dia e, religiosamente, estou aqui na unidade para as atividades do grupo. A gente precisa mesmo é buscar meios para envelhecer mais feliz”, relatou o aposentado Manoel Façanha.

 

De acordo com a psicóloga Regina Trindade, as atividades são importantes para manter a saúde mental dos idosos. “Tudo que falamos aqui sobre a qualidade de vida tem haver com a nossa saúde mental, a forma como conseguimos nos reorganizar diante às adversidades. Suportar as mudanças da vida é fundamental para o equilíbrio emocional. Quando não conseguimos lidar com isso, tendemos a nos isolar, e é aí que os problemas podem tomar proporções maiores”.

 

Os benefícios da convivência em grupo fez a diferença na vida da dona de casa Raimunda Maia. “Quando cheguei à unidade, há quatro anos, sequer conseguia pentear os cabelos por conta de limitações dos movimentos do meu braço direito, depois das sessões de fisioterapia não só penteio o cabelo como tenho uma rotina normal dentro dos limites da idade”.

 

O Dia Internacional do Idoso

 

Comemorado anualmente em 1º de outubro, a data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas. O objetivo é sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa