Dia da Árvore: Mais de 15 mil mudas já foram plantadas pela Prefeitura de Macapá no plano de arborização

Meta é plantar 20 mil árvores em quatro anos

Por Andreia Tavares* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Prefeitura de Macapá tem o objetivo de plantar 20 mil árvores | Foto: Arquivo/PMM

Dia 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore, e a Prefeitura de Macapá através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) tem trabalhado cada vez mais para preservar e manter a arborização da capital. Desde 2021, até o início do segundo semestre de 2023 foram plantadas mais de 15 mil árvores na cidade. A meta é plantar 20 mil árvores em quatro anos.

A cidade vem ganhando espaços mais bonitos e bem cuidados. Praças, rotatórias, ruas, avenidas e outros espaços urbanos agora contam com um plano de paisagismo e arborização que pretende deixar a cidade mais verde e bonita.

As árvores são essenciais para qualquer cidade, especialmente para aquelas que são mais quentes. O plantio de árvores oferece sombreamento e também ajudam a regular a temperatura e umidade, além de trazer qualidade de vida para os munícipes.

Macapá também conta com a ajuda da população para a implementação de mais árvores na cidade. 49 palmeiras, doadas foram plantadas na rua Claudomiro  de Moraes, Zona Sul da cidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Valcir Marvulle, fala sobre o plano de arborização e de suas vantagens. “Em 4 anos, nós vamos plantar 20 mil árvores pela cidade, não apenas para deixá-la mais bonita, mas também por todos os benefícios que as árvores trazem para  a saúde da população”, comenta.

Já foram realizadas várias ações para deixar a cidade mais verde e esteticamente mais bonita. Uma delas, em parceria ao exército brasileiro, resultou no plantio de 300 mudas de ipê no Conjunto Habitacional Miracema, que contou com a ajuda das crianças moradoras do local na hora do plantio.

Confira mais fotos

Andreia Tavares* – Estagiária sob a supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social