Dia D de Promoção à Saúde é realizado para moradores da zona Sul de Macapá

Iniciativa foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Macapá e Faculdade Estácio. Vacinação contra a Covid-19 adulto e infantil, Influenza e de Rotina foi um dos serviços ofertados

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Ação ocorreu na Faculdade Estácio Amapá | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Na manhã deste sábado (6) ocorreu o Dia D de Promoção à Saúde para moradores de bairros da zona Sul de Macapá. A iniciativa foi realizada em parceria entre a Prefeitura e a Faculdade Estácio Amapá.

Diversos serviços foram ofertados gratuitamente à população: vacinação contra a Covid-19 adulto e infantil, Influenza e de Rotina, designer de sobrancelhas, realização de testes rápidos para a Covid-19, distribuição de preservativos feminino e masculino, avaliação nutricional, aula de ritmos, massagem, orientações de fisioterapia e auriculoterapia. Cerca de 171 doses de imunizantes foram aplicadas.

A diretora da Central de Imunização de Macapá, Celeomar Brito, avaliou a iniciativa. “A oferta de inúmeros serviços de saúde de forma gratuita demonstra que a Prefeitura sempre se preocupa com a população, pois promove nos finais de semana pontos itinerantes de vacinação em locais estratégicos para o público. 

Segundo o diretor-geral da Estácio, Higgys Siqueira, a parceria com a Prefeitura foi positiva.

“A promoção de uma ação social de saúde é sempre bem-vinda. E quem ganha com isso é a população macapaense”.

A autônoma Ilmarina Cordeiro levou a mãe, a aposentada Joana Cordeiro, 91, para tomar vacinas contra Covid-19 e Influenza. Ela descreveu o momento. “É uma honra, pois com a idade avançada, ainda tem disposição e interesse para se imunizar. É muito bom para a saúde dela”.

A empresária Sandra Araújo também aprovou o momento. “Fui convidada pela minha irmã. Eu estava tensa e passei por uma massagem. Agora estou relaxada. Também participei da massoterapia e auriculoterapia. Aproveitei bastante a ação”.

Fotos: Luiz Felype Santos/PMM