Dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza em Macapá ocorreu em 5 UBSs neste sábado

Neste primeiro momento, a campanha é direcionada a crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais, indígenas, puérperas e gestantes

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

UBS São Pedro foi um dos cinco pontos da Campanha do Dia D de Vacinação | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Neste sábado (25), a Prefeitura de Macapá realizou o Dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza 2023. As Secretarias Municipais de Vigilância em Saúde (SMVS) e da Saúde (Semsa) foram as organizadoras. Durante o período da tarde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Pedro, Macapaba, Rubim Aronovitch, Infraero II e Padre Raul Matte ofertaram os imunizantes ao público.

Público em espera para tomar vacina na UBS São Pedro | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

A campanha de vacinação é dividida em cinco etapas, para cinco públicos diferentes. Neste primeiro momento, a campanha é direcionada a crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais, indígenas, puérperas e gestantes.

A partir da próxima segunda-feira (27) até o dia 15 de abril, as UBSs seguem com a oferta de vacina contra a Influenza ao público prioritário. Apresentação de documento oficial com foto e carteira de vacinação é necessária para garantia da saúde.

Imunizante foi ofertado nas UBSs São Pedro, Macapaba, Rubim Aronovitch, Infraero II e Padre Raul Matte | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Érica Aymoré, o aumento de infecções respiratórias ocorre principalmente no período chuvoso. A estratégia de vacinação é eficaz para redução dos casos.

“As UBSs estão abastecidas com vacinas do calendário normal. Estamos com baixa cobertura vacinal. Temos imunizantes de poliomielite, sarampo, rubéola e coqueluche. Precisamos dessa responsabilidade compartilhada da população em procurar as Unidades para realizar a atualização da Caderneta”, disse.

Secretários de Vigilância em Saúde e de Saúde de Macapá, Gilmar Domingues e Érica Aymoré, durante entrevista em programa de rádio neste sábado (25) | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

O secretário de Vigilância em Saúde de Macapá, Gilmar Domingues, reforça: “A população precisa localizar uma Unidade Básica de Saúde para se proteger contra a Influenza, que caracteriza síndromes gripais. A vacina é muito importante para protegê-los. É importante destacar que essa proteção e cuidado só acontece se vacinando”.

Casal Carlos Alberto e Maria de Nazaré em atendimento na sala de vacina da UBS Infraero II | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Proteção e cuidado que Carlos Alberto, 72, e Maria de Nazaré, 76, entendem. O casal, que está junto há 45 anos, procurou a UBS do Infraero II. “A gripe é forte aqui na cidade. Temos que precaver, porque, de repente, a doença chega e a pessoa vai ter problemas lá na frente caso não se cuide”, falou Alberto.

Idígena Maiara Apalai Waiana (cinza) ao lado da sobrinha e irmã | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

A indígena Maiara Apalai Waiana, acompanhada da irmã, levou a sobrinha até a UBS Rubim Aronovitch para atualizar a carteira vacinal. Ela frisou a importância da ação.

“É uma forma de prevenir a pessoa contra várias doenças. Quando não toma, corre riscos. Além da minha sobrinha, também vou levar meus filhos que ainda não tomaram a vacina”, disse.