Dezesseis residências são notificadas por despejo irregular de água servida

A Prefeitura de Macapá fez nesta semana uma intensa ação de fiscalização na Avenida Timbiras, no bairro Muca, na zona sul da capital. O Departamento de Fiscalização e Postura da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) notificou 16 residências por despejo irregular de água servida em via pública.

De acordo com o departamento, muitas residências em Macapá não possuem o sistema correto séptico e de drenagem, o que acabam fazendo o despejo de água de pia, chuveiro e da área de serviço nas vias da cidade. “Notificamos os proprietários, pois o despejo de água servida na via compromete a durabilidade do solo e a própria organização da cidade. Retornaremos, em um segundo momento, para averiguar quem se adequou à norma municipal”, explica o fiscal da Semur, Paulo Pires.

 

Nos últimos três meses, foram mais de 180 notificações e 25 autos de infração. Os dados contabilizam 48 notificações e três autos em dezembro de 2017; 48 notificações e um auto em janeiro de 2018; e 55 notificações e 13 autos de infração em fevereiro deste ano. Os demais dados estão sendo contabilizados pela secretaria.

 

Além disso, nos últimos meses, os principais casos de atendimento foram de lixeiras viciadas, água servida, acondicionamento incorreto de lixo de mini-boxes e trabalhos de orientação preventiva nos períodos diurnos e noturnos. A Semur pede ajuda da comunidade na manutenção de uma cidade mais limpa. Os macapaenses podem fazer denúncias pelo número 99147-1050 ou na própria secretaria, localizada na Avenida Maria Quitéria, nº 317, no Trem.

 

Cássia Lima

Assessora de comunicação/Semur