‘De uma vez só a minha filha fez todos os testes’, diz moradora do bairro Universidade no Saúde Itinerante de Macapá

Ao todo, mais de 730 pessoas foram atendidas durante a iniciativa, que ocorreu neste sábado (27).

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Juliana Ferreira e a filha Hannah durante consulta pediátrica | Foto: Lennon Vilhena/PMM

Juliana Ferreira, de 22 anos, aproveitou sábado (27), para levar a filha em consulta pediátrica, durante a ação ‘Saúde Itinerante ‘, da Prefeitura de Macapá. A iniciativa organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aconteceu em área de ressaca do bairro Universidade, zona sul da capital.

A atividade ofertou aos moradores atendimentos especializados, odontológico, pediatria, triagem neonatal, vacinação, testagem, entre outros serviços. A oportunidade perfeita para Juliana Ferreira, mãe pequena Hannah, de 1 mês de nascida, fazer uma avaliação da filha.

“Essa ação me ajudou muito porque ainda não tive tempo de marcar consulta para levar minha filha. Agora ela já saiu daqui com os exames feitos e com os remédios necessários. De uma vez só a minha filha fez todos os testes do olhinho, orelhinha e linguinha”, conta entusiasmada.

Mais de 730 pessoas foram atendidas na ação realizada no bairro Universidade | Foto: Lennon Vilhena/PMM

Ao todo, mais de 730 pessoas foram atendidas em 5 horas de ação. Dentre os serviços mais procurados, estava a odontologia, que atendeu 180 pacientes com restauração, limpeza, extração e acesso de urgência.

A equipe da Semsa também fez triagem neonatal, testes do olhinho, linguinha e orelhinha, avaliação nutricional, entrega de medicamentos, cadastro no programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e busca ativa para o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Serviço odontológico atendeu 180 pessoas, entre crianças e adultos | Foto: Lennon Vilhena/PMM

As ações itinerantes integram o programa ‘Saúde Para Todos’, maior plano de gestão apresentado pela Prefeitura de Macapá. O objetivo é levar os serviços para áreas de maior vulnerabilidade, para garantir que o acesso seja mais efetivo a esta parcela da população, explica a subsecretária municipal de Assistência em Saúde, Alessandra Reis.

“Um dos objetivos do Saúde para Todos é descentralizar os serviços de saúde, levando o atendimento e o cuidado para população. Estamos felizes que esta medida seja bastante procurada pelos moradores. Mais uma vez a ação foi um sucesso”, pontua. 

Ações itinerantes integram o programa ‘Saúde Para Todos’ | Fotos: Lennon Vilhena/PMM