Dado início à Semana Alimentação Saudável em Macapá

Em alusão ao Dia da Saúde e Nutrição, a prefeitura da capital amapaense deu início à Semana Alimentação Saudável. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação, orientando os usuários quanto à adesão de hábitos alimentares saudáveis.

 

A abertura, que aconteceu na UBS Perpétuo Socorro, reuniu diversos usuários, que, atentamente, ouviram as orientações nutricionais. A auxiliar em saúde bucal Vera Cardoso avaliou como importante a mudança de hábitos alimentares para a manutenção da saúde. “Achei interessante a frase que eles usaram, que a minha saúde começa no prato. E realmente, as nossas escolhas são decisivas, já que a ingestão em excesso de alguns alimentos pode desencadear várias doenças”, disse.

 

O último estudo divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que mais da metade da população macapaense está com sobrepeso e 18% em situação de obesidade. “Nosso objetivo central é incentivar os usuários a fazerem a escolha certa na hora de montar o prato. Para isso, estamos mostrando as opções que trazem benefícios para a saúde e as substituições que podem ser feitas nas refeições. O número de pessoas obesas tem crescido, o que nos preocupa, pois junto da obesidade várias outras doenças, como a hipertensão e diabetes, se desenvolvem”, explicou a coordenadora do Programa de Nutrição, Olga Monteiro.

 

A obesidade é decorrente do acúmulo de gordura no organismo e está associada a riscos à saúde devida sua relação com várias complicações metabólicas, como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. Os estilos de vida saudável com prática de atividades físicas e alimentação equilibrada são formas de evitar a obesidade. Até o dia 6 de abril, todas as UBS’s farão orientações e avaliações nutricionais, aferição de pressão arterial, atividades de educação em saúde e rodas de conversa abordando o tema.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa