Dado início à Campanha Outubro Rosa na rede de saúde de Macapá

Aconteceu nesta quarta-feira, 5, na UBS Marabaixo, a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa de combate ao Câncer de Mama. A atividade, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça o debate da importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. Em Macapá, além da prevenção do câncer de mama, a Semsa também intensifica em todas as UBS’s a oferta do PCCU – exame responsável pela detecção de alterações no colo do útero e as atividades de educação em saúde voltadas para as mulheres durante todo o mês. 

Durante a programação, as usuárias da UBS Marabaixo realizaram consultas ginecológicas em livre demanda, exame clínico das mamas, testes rápidos e palestras sobre a prevenção do câncer.  “É muito importante que a mulher se empodere do máximo de informações e reserve um dia da semana para que ela possa cuidar da própria saúde. Durante o mês de outubro, todas as nossas unidades estão voltadas para o atendimento dessa mulher”, reforçou a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

Além dos atendimentos médicos, a Coordenação Municipal de Saúde da Mulher realizará atividades nas academias ao ar livre, programações específicas para as profissionais do sexo, realizada pela equipe do Consultório na Rua, e a grupos de lésbicas e bissexuais, com apoio do Grupo dos Homossexuais Thildes do Amapá (Ghata) e da Articulação de Lésbicas e Bissexuais do Amapá (Alba).

Em Macapá, 24 UBS’s coletam o PCCU, 20 na capital e 4 nos distritos, que realizam por mês mais de cinco mil coletas, além de disponibilizar em todas as unidades de saúde o exame clínico das mamas e encaminhamentos para mamografia.

Jamile Moreira/Asscom Semsa