Da farinha ao peixe, Feira Agricultura e Arte movimenta produtos da economia criativa em Macapá

Agricultores vieram de regiões como Fazendinha, Coração e Santo Antônio da Pedreira.

Por Bruno Monteiro - Secretaria Municipal de Agricultura

Meia tonelada de peixes foram comercializadas na feira | Foto: Júnior Dantas/PMM

Vindos dos distritos do Pacuí e Santo Antônio da Pedreira, polos hortifrutigranjeiros da Fazendinha, Quilômetro 9 e bairro Coração, os agricultores aproveitaram mais uma Feira Agricultura e Arte neste sábado (2), para comercializar seus produtos.

A Praça Nossa Senhora da Conceição, no bairro Trem, zona sul da cidade, ganhou cores com a venda de hortaliças, frutas, pimentas, farinha, plantas medicinais e ornamentais, artesanato e Pirapitinga a R$ 15, do projeto ‘Peixe na Mesa’, que levou meia tonelada e rapidamente se esgotou.

Meia tonelada de peixes foram comercializadas na feira | Foto: Júnior Dantas/PMM

A 10ª edição também foi marcada com consumidores não só do Trem, mas de bairros como Renascer e Perpétuo Socorro, que compraram a produção da agricultura familiar ao som do músico Beto 7 Cordas, convidado para a apresentação cultural.

“A Feira Agricultura e Arte da Prefeitura de Macapá tem sido um sucesso, estamos na 10ª edição com economia criativa, artesanato, frutas, legumes, peixe saudável para a população”, ressalta o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Azevedo.

De Santo Antônio da Pedreira, veio a agricultora Marisa Picanço, de 56 anos. Ela conta que cultiva ervas e plantas ornamentais há quatro anos e que, com o tempo, resolveu transformar a produção em uma fonte de renda. Ela participa da Feira Agricultura e Arte desde a segunda edição.

“Cultivo plantas ornamentais como samambaia, onze horas, espada de São Jorge, amaranto, begônia e boganville, são bem procuradas. Já as ervas, tenho manjericão, alfazema, mirra, arruda, alecrim, hortelã e orégano. A iniciativa da Feira foi muito boa, a a Prefeitura de Macapá está de parabéns”, diz. 

Sebastião Martins Oliveira, de 56 anos, é agricultor há trinta anos. Ele conta que se formou em Agropecuária pelo Colégio Amapaense, em 1985. Tudo que aprendeu, aplica no cultivo que mantém em um terreno no bairro Fazendinha.

“Até hoje trabalho com isso. Planto alface, feijão, couve, pepino, cebolinha, coentro, salsinha, manjericão, mastruz, hortelã e pimenta queimosa. Tudo o que cultivo em minha propriedade, trouxe para vender na feira”, conta o agricultor, que trabalha junto com a mulher, Ecília Santos.

Para a Semana Santa, a Prefeitura de Macapá programou duas edições do programa Peixe na Mesa. A primeira será no dia 12 de abril, na Praça Chico Noé, no Laguinho. No dia 14, a comercialização será no Residencial São José, no bairro Buritizal.

“É uma preocupação do prefeito Dr. Furlan que alcancemos o setor primário e produtivo com trabalho e renda”, disse secretário da Semag.