CTMac e Unifap iniciam plano de trabalho para mobilidade urbana de Macapá

Equipe técnica da Companhia e Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Unifap buscam formalizar termo de cooperação para projetos trânsito e obras da cidade.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) montaram um plano de encontros para traçar melhorias de tráfego na área de entorno da ponte Sérgio Arruda. As equipes das instituições reuniram na quinta-feira (14).

Os coordenadores dos cursos de Engenharia Elétrica e Civil do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Unifap estão à frente da iniciativa, que pretende ainda formatar um acordo de cooperação técnica para o planejamento da contingência da mobilidade urbana de Macapá, principalmente para o período de construção da ponte que faz a ligação da zona sul à zona norte da capital.

No encontro, a Unifap apresentou à equipe da CTMac os projetos para a demolição e construção da Ponte Sérgio Arruda. O documento traz a identificação das principais demandas direcionadas ao trânsito, verificando os benefícios e problemas causados pela obra.

Para a Unifap, o projeto representa uma grande oportunidade de mostrar o trabalho do corpo técnico de ciências exatas da universidade. Os diretores da CTMac pontuaram as principais necessidades e adaptações que precisam ser realizadas no plano de trabalho antes do início das obras.

“A equipe da CTMac está à disposição para sanar dúvidas e ajudar no planejamento das demandas. Esse é um trabalho que deve ser realizado com cautela e conhecimento para que, ao iniciar a construção, o trânsito aconteça de forma tranquila por outras rotas”, conclui o diretor-presidente da Companhia, Marcílio Dantas.

O coordenador do curso de engenharia civil da Unifap, Régis Brito, enfatiza que a equipe da universidade é capaz de realizar um projeto inovador para a obra da ponte, beneficiando e melhorando a vida de muitas pessoas, principalmente as que moram em torno da região.

“É um projeto que não se trata somente da construção de uma ponte, é algo que envolve todos os aspectos que tendem a melhorar a qualidade no que tange a mobilidade urbana e qualidade no esgotamento, saneamento, drenagem e urbanismo”, frisou o coordenador.

Para o coordenador do projeto Ressignificação da Ponte Sérgio Arruda e Seu Entorno, Adenilson Oliveira, a intenção da Unifap é buscar parcerias com os órgãos competentes para viabilizar o início do projeto.

“A Unifap pretende assinar um termo de cooperação técnica com a CTMac para que os trabalhos possam futuramente ser idealizados. A Unifap viabiliza o projeto e a CTMac executa a demanda de tráfego”, explica o coordenador.