CTMac e sindicatos articulam ações para combater o transporte irregular de passageiros

O diretor-presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá, André Lima, recebeu na segunda-feira, 30, representantes dos Sindicatos dos Mototaxistas e Taxistas. A pauta foi sobre as novas estratégias que serão implantadas sobre a fiscalização do transporte irregular de passageiros.

 

André Lima assegurou que intensificará as fiscalizações contra os que circulam irregularmente na cidade. “Vamos intensificar as atividades de fiscalização nos pontos onde eles mais pegam passageiros e trabalhar uma campanha alertando a população sobre os riscos do transporte irregular”.

 

Também participou da reunião o ex-vereador Alceu Ramos, autor de vários projetos de lei, dentre eles o benefício da meia passagem, estacionamento para o idoso e a regularização do transporte de passageiros em Macapá.

 

Segurança à população

 

O transporte irregular coloca em risco a vida dos passageiros devido ao estado precário dos veículos e à falta de compromisso dos infratores com questões regulamentadas, tais como inspeção veicular prévia, antecedência criminal dos motoristas, equipamentos obrigatórios (pneus, extintor de incêndio, cinto de segurança etc.) e, principalmente, a não observância aos direitos dos usuários. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe a circulação de veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim.

 

Alessandra Lameira/Asscom CTMac