CTMac e Guarda Municipal renovam convênio de cooperação técnica para atividades em Macapá

Termo prevê ações de polícia administrativa, ações preventivas de segurança para a Guarda; À Companhia de Trânsito planejamento e capacitação de servidores, entre outras práticas.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Em reunião realizada nesta sexta-feira (15), os gestores da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) reafirmam Termo de Convênio de Cooperação Técnica firmado em 2020.

Esse foi o primeiro encontro realizado entre os gestores dos órgãos, após a posse da nova comandante da GCMM.

Os gestores abordaram itens importantes sobre os princípios básicos de ações conjuntas a serem desenvolvidas pelas partes. Inclusive, as derivadas pelo Executivo Municipal, mediante planejamento logístico e operacional. Há ainda os serviços de aplicação do poder de polícia administrativa nas áreas de suas competências, promovendo ações preventivas, educativas e repressivas nas vias e logradouros municipais.

Entre as pautas abordadas, a Guarda Municipal se dispõe a colaborar no planejamento e execução das ações de apoio e fiscalização de trânsito de competência da CTMac, dispondo de recursos humanos necessários para a execução, entre outros planejamentos abordados no Termo de Cooperação.

A comandante da Guarda, Joeva Reis, acredita que as ações em conjunto são fundamentais para o trabalho de excelência. “O termo firmado entre CTMac e GCMM é importante para a segurança da população e o trânsito da capital”, enfatiza.

Em contrapartida, a CTMac oferece capacitação técnico-operacional, disponibiliza áreas para alocar os veículos apreendidos nas operações conjuntas, planejar ações, fiscalizar a atuação dos servidores nas ações em conjunto, avaliar e relatar a execução dos serviços e fornecer logística operacional das ações.

Para o diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas, o encontro é uma oportunidade de estreitar os laços entre as instituições.”Nossa meta é trabalhar em parceria garantindo assim um trânsito seguro e benéfico para a população”, destacou o gestor.