CTMac cria terminal especial de ônibus para população que participará do Círio

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) criará um terminal especial de estacionamento para ônibus, táxis e mototáxis na área das proximidades da Praça do Barão, no centro de Macapá, que é o local apropriado mais próximo da dispersão da procissão. A Companhia já realiza esse procedimento há quatro anos com apoio dos servidores da CTMac, agentes de fiscalização e Polícia Militar.

Todas as linhas da capital irão ter ônibus disponíveis no terminal especial. Saindo da procissão, os fiéis terão que se dirigir à Praça do Barão pela Rua São José. Lá terão agentes prontos para prestar informações sobre as linhas e organização do trânsito. Mesmo não sendo de competência da CTMac, foi assegurado também local para estacionamento dos ônibus que fazem linha para o município de Santana.

Ainda no entorno da praça terão estacionamentos específicos para táxis e mototáxis. A fiscalização contra o transporte irregular também funcionará durante todo o dia, visando a segurança dos passageiros e condutores dos demais veículos.

Tarifa

Será cobrado o valor da tarifa social, de R$ 1,40, e 100% da frota operante estará disponível para a população das 6h às 14h. Após esse horário (14h) a frota reduzida de domingo voltará a operar em toda cidade. Foi determinado que nos para-brisas dos ônibus que vão até o terminal especial deverão ter de modo visível ao passageiro os dizeres “CÍRIO 2016” e “TARIFA SOCIAL R$ 1,40”, sendo que na bandeira deverá constar o nome da respectiva linha.

Para a população que não participará do Círio, mas utilizará o transporte público no mesmo horário, serão disponibilizados ônibus que irão rodar pelo trajeto normal das linhas.

Estacionamento e interdições

A CTMac irá interditar com cones as vias que serão utilizadas para o estacionamento dos ônibus, táxis e mototáxis. A Companhia alerta aos condutores de veículos que insistirem em estacionar nos locais interditados terão seus carros removidos ao pátio do órgão. A interdição das vias que farão parte do trajeto da procissão ficará sob a responsabilidade da Polícia Militar e BPTran, com apoio da Guarda Municipal de Macapá. Conforme a procissão passar as vias serão liberadas para o tráfego normal de veículos.

Patricia Leal/Asscom CTMac