CTMac conclui sinalização horizontal das ruas José Serafim e São Paulo, na zona norte de Macapá

Serviço acompanha o recapeamento realizado pela Secretaria Municipal de Obras.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Rua José Serafim ganhou sinalização de limite de velocidade | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) finalizou a sinalização horizontal das ruas José Serafim e São Paulo, no bairro Pacoval, zona norte da capital. O serviço acompanha o recapeamento realizado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Os recursos usados para a execução dos trabalhos são do Tesouro Municipal e a medida vem para aumentar a segurança viária. Inicialmente, o serviço está sendo feito nas avenidas e ruas com grande circulação e áreas próximas de escolas.

A pintura horizontal inclui faixas de pedestre, limite de velocidade, marcas longitudinais e transversais, delimitação e controle de estacionamento e/ou parada. A cor amarela é utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; espaços proibidos e na marcação de obstáculos.

A cor branca é utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.

“Concluímos a sinalização das Ruas José Serafim e São Paulo e seguimos com a mesma atividade na Avenida Feliciano Coelho. A intenção é melhorar cada vez mais a mobilidade nas vias, especialmente as de grande fluxo, e garantir um trânsito seguro a motoristas e pedestres”, destaca o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo.

O aposentado José Silva mora há mais de 40 anos na rua José Serafim e diz que está satisfeito com as melhorias que estão sendo feitas na via. “A rua tem um grande fluxo de veículos e isso beneficia a todos. Mas precisa que todos tenham a consciência e respeitem as leis de trânsito”, reforça.

Em 2021 a Prefeitura de Macapá lançou um pacote de medidas para reduzir os acidentes de trânsito. A iniciativa inclui a sinalização vertical e horizontal, fiscalização por radar, novos semáforos, criação de área de estacionamento, além de trabalhos educativos com apoio e participação da população.