CTMac alinha projetos de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Na manhã desta quarta-feira (30), a Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac) recebeu a Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE). A reunião teve como pauta a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho. Durante o encontro foi alinhado a criação de um grupo de trabalho entre a CTMac e a associação, com objetivo de criar projetos que busquem aderência de novos parceiros.

O diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas, explica a importância da parceria. “A partir dessa reunião vamos iniciar um projeto, para ser apresentado a possíveis parceiros, mostrando a necessidade e importância da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, detalha.

“A associação já trabalha com a capacitação e com um projeto alinhado com a CTMac, temos muitas oportunidades de mostrar o benefício para todos, contratante e contratado” ressalta o diretor-presidente.

Legalidade

A CETEFE conta com requisitos legais e pode ser contratada, oferecendo ao contratante a oportunidade de obedecer a lei brasileira de Cotas, criada em 1991. A lei detalha que as empresas com mais de 100 funcionários devem ter de 2% a 5% de colaboradores PCD (Pessoas com Deficiência). Uma das medidas utilizadas para aumentar a inclusão de pessoas com deficiência física ou mental no ambiente de trabalho.

“Trabalhamos com a inclusão de pessoas com deficiência em vários setores, a partir do momento que suas capacidades são exploradas, procuramos dar a oportunidade do primeiro emprego e estamos alinhando parcerias para assim dar extensão de empregabilidade na capital e com a CTMac é um ponta pé inicial para nosso objetivo”, conclui João Guilherme, coordenador do CETEFE.

Roberta Corrêa
Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá