Crianças resgatam cantigas de roda

“Um verdadeiro espetáculo de beleza, cores e muito encantamento”. Assim a dona de casa Silmara Baia descreveu a apresentação das crianças da educação infantil do município durante a realização do projeto “Criança e Educação: universo em construção. Resgatando as cantigas de rodas”, realizado nesta quinta-feira, 24, no Teatro das Bacabeiras.

Flores, gatos, borboletas, soldados, bruxinhas, princesas, sereias e tantos outros personagens fizeram parte das apresentações que resgataram as tradicionais cantigas de rodas e encantaram pais, mães e professores que prestigiaram o evento e puderam recordar um pouquinho da infância, com as cantigas Pirulito que bate-bate, Borboletinha, Peixe vivo, A canoa virou, Indiozinho, Marcha soldado, dentre outras.

 

“Foi muito boa a programação, meu filho estava ansioso desde o início da semana. Todo dia chegava em casa e comentava sobre os ensaios. Hoje, foi só emoção ver ele ali no palco, dançando com os coleguinhas. Essa programação, além de recordar as cantigas de roda, faz a gente voltar ao passado e relembrar as nossas brincadeiras de infância. Eu adorei tudo!”, falou emocionada a comerciante Ângela Maria Corrêa.

 

Aproximadamente 700 crianças de 29 escolas de educação infantil participaram da programação. O Pequeno Denni Brazão, da Escola Pequeno Cidadão, representou o cravo na cantiga “O Cravo Brigou com a rosa”. “Gostei muito de participar, foi muito legal”, disse.

 

Este ano, o projeto chegou a sua 9ª edição, com o tema “Resgatando as cantigas de roda”. O objetivo foi sensibilizar a comunidade educativa para o respeito, amor e valorização da criança como ser em construção que precisa de carinho, cuidado e atenção ao seu desenvolvimento próprio.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semed